O Fórum da Mulher Parlamentar junto à UVESC

O Fórum da Mulher Vereadora de Santa Catarina, não tem personalidade jurídica. Ele foi criado como sendo um espaço de discussão, estando vinculado à UVESC, portanto, o local do funcionamento é junto a UVESC.

Este fórum tem por objetivo geral orientar, promover e articular as ações da Mulher Vereadora das Câmaras Municipais na área de abrangência da UVESC.
Podem ser citados como objetivos específicos e finalidades:

I – Criação de Fóruns Regionais em cada Associação de Vereadores filiados a UVESC.

II – Garantir o cumprimento da legislação que garante o percentual do Fundo Partidário atinente a capacitação da mulher na política bem como garantir a efetivação das cotas na política.

III – Congregar dentro da UVESC, as Mulheres Parlamentares de todo o Estado.

IV – Representar as Parlamentares Municipais em todas as instâncias, Congressos, Encontros e Eventos para os quais forem convidadas.

V – Promover reuniões da sua Diretoria regularmente.

VI – Fomentar através de Encontros e palestras em todo o Estado, a participação das mulheres na vida política do Estado.

VII – Incentivar o associativismo em torno da UVESC das mulheres parlamentares.

VIII – Promover Encontros das Mulheres Parlamentares pelo menos  três (03) vezes ao ano, em datas distintas dos Eventos da UVESC, mas preferencialmente nas mesmas datas em que a direção da UVESC se reúne.

IX – Receber e encaminhar à Diretoria da UVESC, pleitos que surgirem no seio deste Fórum.

X – Manter os documentos e atas pertinentes à vida administrativa do Fórum.

XI – Desenvolver estudos e debates sobre legislações atinentes a questão de gênero e políticas públicas voltada para mulheres.

XII – Buscar através de ações concretas o reconhecimento por parte da sociedade, sobre a importância do envolvimento da mulher na política.

XIII – Valorizar a Vereadora e o Poder Legislativo Municipal em cada município.

XIV – Fomentar ações para que as mulheres assumam espaços de poder e decisão, especialmente nas Mesas Diretoras e Comissões Parlamentares.

XV – Articular atividades em cada Câmara de Vereadores ou Associações Regionais para o Dia da Mulher sob uma visão política.

A 1ª eleição direta por chapa ocorrereu na eleição da própria UVESC, em dezembro de 2012, e de lá pra cá todos os anos em que há eleição paraa Diretoria da UVESC, também há eleição para a do Fórum.

O prazo de duração do Fórum da Mulher Vereadora de Santa Catarina é por prazo indeterminado.

Abaixo, a relação da atual diretoria, empossada o último Encontro do Fòrum, realizado em Florianópolis (SC), entre os dias 23 e 25 de maio de 2019

NomeFunçãoCâmara
Disnéia De Marco TonialConselheira PresidenteCâmara de vereadores de Joaçaba.
Cirlene Maria CandidoConselheira vice-Presidente, Câmara de vereadores de Rio do Campo.
Joseane SampaioConselheira 1ª SecretáriaCâmara de vereadores de Xaxim.
Marlene Oliveira dos Passos WillemannConselheira 2ª SecretáriaCâmara de vereadores de Patrolândia.
Isolde Dulce Schuch Ruppenthal ConselheiraCâmara de vereadores de Arabutã.