UVESC E ACAMOSC PROMOVEM EM CHAPECÓ SEMINÁRIO REGIONAL DE CONTABILIDADE E CONTROLE INTERNO APLICADO AO PODER LEGISLATIVO.

Imagem Padrão

Este foi o primeiro evento na área de contabilidade, realizado pelo Igam por meio do termo de cooperação firmado com a Uvesc

Chapecó- Participaram da abertura do evento o presidente da Uvesc vereador Adelar Provenci, o superintendente da entidade Ilmar Dalla Costa, o sócio-diretor do Instituto Gamma de Assessoria aos Órgãos Públicos (Igam), Paulo Cesar Flores e o presidente da Acamosc vereador de Cordilheira Alta, Jair Borsoi.

O presidente da Acamosc, vereador de Cordilheira Alta Jair Borsoi falou da importância do curso. “Os contadores e controladores internos são muito cobrados no dia a dia, a responsabilidade destes profissionais é imensa, e estas capacitações em parceria com a Uvesc são necessárias para que eles desempenham o seu trabalho com segurança, por isso sempre ressalto a estes profissionais que trabalhem pelo Legislativo e pelo município, pois os vereadores e prefeitos são passageiros”.

O superintendente da Uvesc Ilmar Dalla Costa, destacou que esta parceria com o Igam, nada mais é do que o cumprimento da meta de trabalho da entidade que é cada vez prestar um trabalho de mais qualidade aos Legislativos municipais. “Nesta gestão, com o presidente Adelar Provenci, a Uvesc está entrando numa nova fase, marcada pelo novo slogan “Evoluindo para um novo tempo”, implantamos um portal, não mais um site, esta ferramenta está disponível para todos os nossos associados, pesquisem, procurem, interajam conosco. A Uvesc se coloca de uma forma muito franca e direta, nós queremos que o Legislativo catarinense se torne um exemplo para o País”.Em seguida ao pronunciamento do superintendente da Uvesc foi assinado pelo presidente da Uvesc vereador Adelar Provenci e pelo sócio diretor do Igam Paulo César Flores o Termo de Cooperação entre as duas entidades.

Paulo Cesar Flores, ressaltou que este foi o primeiro evento realizado por meio da parceria entre Instituto e Uvesc na área contábil. “Este é um serviço importante que a Uvesc está disponibilizando para as Câmaras associadas que contempla consultas por escrito, telefone e pela internet, enfim por qualquer forma de comunicação nas áreas contábil, orçamento, controle interno, prestação de contas, limite de gastos pelos legislativos e repasse financeiros”.

Paulo reforçou que esta é uma atividade que Uvesc já presta por meio de profissionais contratados por ela. “E o Igam vem somar positivamente, pois possui uma equipe multidisciplinar composta por contadores e advogados o que vai com certeza melhorar a gama de serviços prestados nestas áreas”. O diretor do Igam ressaltou também que esta parceria com a Uvesc é uma honra para o Instituto, pois todos sabem da credibilidade e seriedade da Uvesc. “Queremos tornar o Igam e a Uvesc, duas instituições referência para todo País, para isso é necessário que o Legislativo num todo tenha conhecimento técnico e não somente político”.

O presidente da Uvesc, vereador Adelar José Provenci- Kiko- destacou esta nova fase da Uvesc. “Estamos investindo na melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Uvesc, o que significa mais qualidade nos Legislativos. Vamos promover capacitações cada vez melhores, trazendo para os vereadores e servidores das Câmaras mais conhecimento, pois a legislação muda a todo instante, e com certeza esta parceria com o Igam é altamente benéfica, pois a instituição está no mercado há 25 anos o que comprova sua competência e qualidade”.

Seminário

O evento foi realizado no auditório da Acamosc. Foram dois dias de curso, quinta e sexta-feira (01 e 02/06). A capacitação foi direcionada para mais de 30 contadores e controladores internos do Poder Legislativo municipal. Foram ministradas pela equipe do Igam oficinas com as temáticas: Elaboração dos Instrumentos de Planejamento do Legislativo. Como atender a Lei da Transparência e Lei de Acesso à Informação. Operações contábeis típicas do Poder Legislativo. Estruturação do Controle Interno no Poder Legislativo e a Instrução Normativa IN TC 20 aplicada ao Poder Legislativo. As oficinas foram ministradas pelos contadores do Igam: Paulo Cesar Flores, Fabiano Tronco de Vargas e Bruna Travi.

Esta matéria foi produzida pela Assessora Joce.

Veja mais imagens na Galeria de Fotos