UVESC- EVOLUINDO PARA UM NOVO TEMPO.

Imagem Padrão

Uvesc “Evoluindo para um novo Tempo”

Uma entrevista com o superintende da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), Ilmar Dalla Costa que é natural de Joaçaba. Ele fala da atuação da Uvesc, da importância da união dos Legislativos Municipais, da necessidade de estarem filiados a uma entidade representativa que preza pela credibilidade e transparência e que tem como principais parceiros o Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal Regional Eleitoral.

Nome- Ilmar Dalla Costa

Natural de onde?

Ilmar- Joaçaba

Cargos já exercidos?

Ilmar -Servidor do TCE por 37 anos, aposentado recentemente, Secretário Municipal de Administração, Chefe de Gabinete de Deputado.

Quando começou a trabalhar na Uvesc e? Como isso aconteceu?

Ilmar- Foi em abril de 1998, a convite da Diretoria da época.

A quantos anos atua na entidade?

Ilmar - Há 19 anos

A quantos anos a Uvesc atua em Santa Catarina?

Ilmar- Atua á 44 anos e foi fundada em 04 de agosto de 1973 na cidade de Blumenau

Com que finalidade a Uvesc foi criada?

Ilmar- Para prestar assessoramento e ser uma entidade de representação dos vereadores e das Câmaras Municipais

Qual é o papel da Uvesc?

Ilmar- Promover a manutenção do regime representativo e do sistema federativo, promover estudos sócio-político-econômicos dos municípios de SC, defender a democracia como regime político, promover a realização de cursos, encontros, seminários para o aperfeiçoamento e treinamento dos associados para que possam ajudar no desenvolvimento dos seus municípios.

Quais os serviços que a Uvesc presta aos seus associados?

Ilmar- Assessorias: Jurídica, Legislativa, Parlamentar, Comunicação e recentemente a Contábil em parceria com o IGAM.

Qual é o quadro de profissionais da Uvesc?

Ilmar- Hoje contamos com 6 funcionários

Quantas Câmaras associadas?

Ilmar- Infelizmente estamos somente com 82 Câmaras Municipais associadas

Qual a vantagem de uma Câmara de Vereadores se tornar associada?

Ilmar- Poderia aqui citar inúmeras vantagens, mas destacarei apenas algumas: Representação dos vereadores, aprimoramento das atividades peculiares dos integrantes do Poder Legislativo Municipal incluindo os servidores e assessorias técnicas que ajudarão a sanar dúvidas no desenvolvimento dos trabalhos Legislativos.

Qual é hoje o maior desafio da entidade?

Ilmar- Fazer do poder Legislativo Municipal de SC exemplo para o País, e buscar a totalidade das Câmaras Municipais do Estado, ” acredito nisso”.

Este novo slogan da Uvesc “Evoluindo para um novo tempo! Significa exatamente o que?

Ilmar- A Uvesc, preocupada em atender seus associados da melhor maneira possível e acompanhando as evoluções e transformações que o mundo está passando e sentindo a necessidade de melhor atender seus representados, tinha e tem o compromisso de evoluir, buscando novas ferramentas para o crescimento do Poder Legislativo Municipal e consequentemente um melhor atendimento aos nossos cidadãos.

Como a Uvesc vê hoje a situação pela qual o Brasil passa? Isso de uma forma ou outra atinge aos Legislativos Municipais?

Ilmar- Situação de descrédito total nas instituições públicas. Infelizmente atinge os Legislativos, mas em menor proporção, pois os problemas que estamos vendo e vivenciando atingem mais os poderes Estaduais e Federais, e neste sentido podemos dizer com certeza que os cidadãos ainda acreditam no Poder Legislativo Municipal, pois o vereador está mais perto do povo e consequentemente é cobrado de maneira mais presencial.

Como fazer com o que o vereador resgate esta credibilidade política tão em baixa hoje no cenário nacional?

Ilmar- Acredito que a partir do momento que o vereador sentir que precisa se valorizar, se unir em torno de uma Entidade representativa, perceber que ele está embutido num universo de quase 58 mil vereadores no Brasil e que juntos podem mais, com certeza ele estará resgatando essa credibilidade.

Qual o erro mais comum que um legislador comete hoje?

Ilmar -Não acredito que seja um erro, mas sim a falta de percepção do valor que ele tem e da importância perante a sociedade.

Quais são os parceiros da Uvesc?

Ilmar- Nos sentimos honrados com as parcerias do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público (MP/SC), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Escola do Legislativo de SC, ALESC, IGAM e tantas outras que vem comprovar a seriedade e credibilidade desta entidade representativa do Poder Legislativo Municipal.

Hoje se crítica muitos os vereadores pelos gastos com diárias. Qual a sua posição a este respeito?

Ilmar- Tenho a certeza de que quando utilizadas para o interesse público, tais como, busca de recursos para o município, cursos, eventos para aprimoramento e busca de conhecimento, não devem e nem podem ser criticadas, pois a sua utilização correta reverte em benefícios para a comunidade. Agora quando utilizadas para uso no interesse próprio, somos críticos.

Cite algumas conquistas que a Uvesc obteve em parceria com os vereadores?

Ilmar- Tivemos ao longo desses anos muitas conquistas, citarei as mais recentes. Fomos a primeira entidade a levantar e questionar a PEC que estava tramitando na Câmara dos Deputados onde seria cortado o subsídio dos vereadores em municípios com menos de 15 mil habitantes, com o movimento a nível nacional da Uvesc a PEC foi retirada. Em parceria com o Deputado Fernando Coruja, movimentamos as Câmaras Municipais de todo o estado para que fosse apresentada uma PEC que aumentaria o repasse mensal para os municípios por parte do Governo Estadual na área da saúde de 12% para 15%, a PEC foi apresentada, votada e aprovada. Posso dizer que isso foi graças ao sentimento, preocupação e empenho dos nossos vereadores e vereadoras de Santa Catarina.

A Uvesc firmou parceria com o Igam, mas não só para a realização de curso, não é?

Ilmar –Sim firmamos esta parceria e não somente para cursos ministrados pelos seus Profissionais qualificados, esta parceria dá o direito de todas as Câmaras Associadas a Uvesc usufruírem de consultas e orientações na área contábil.

Segundo a sua visão o que representa um vereador na sua comunidade?

Ilmar- Na minha humilde opinião representa tudo, ele muitas vezes atua onde o Governo Estadual, Federal e até mesmo o Municipal não consegue chegar por falta de condições, vontade política ou inoperância, tenho sempre dito que o” Vereador é a base de sustentação da democracia do nosso País”.

Ter um presidente do Meio-Oeste mostra que a Uvesc respeita todas as regiões do estado?

Ilmar- Sim, sempre respeitará. Presidente do Meio-Oeste está sendo a primeira vez, já tivemos presidentes do Litoral, Oeste e Extremo-Oeste.

Uma mensagem para os vereadores que ainda não estão associados a Uvesc?

Ilmar- Quero deixar uma frase para reflexão para as Câmaras que não são associadas ainda: “O PODER UNIDO É MAIS FORTE”.

Por- Joce Pereira