PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE CREDIBILIDADE É A MARCA DA UVESC.

Imagem Padrão

PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE CREDIBILIDADE É A MARCA DA UVESC.

Durante o Encontro Estadual de Vereadores 2017, a assessora Jocirlei Pereira produziu a matéria que abaixo publicamos.

Uma das grandes preocupações da Uvesc sempre foi manter a credibilidade e transparência em todos os seus atos. Isso pode ser visto e sentido não apenas no trabalho do dia a dia, das assessorias prestadas as Câmaras Municipais nas mais diversas áreas, mas também durante os eventos promovidos. Também pode ser comprovado por meio das fortes parcerias que a Uvesc tem com inúmeras instituições como O Tribunal de Contas do Estado (TC/SC) e o próprio Ministério Público (MP) que estão presentes em todos os eventos ao longo dos anos.

Um dos palestrantes do Encontro dos Vereadores realizados em março foi Moises Hoegenn diretor da DMU- Diretoria de Controle dos Municípios, acompanhado pela auditora fiscal de controle externo do TC/SC Sabrina Pivatto, a palestra abordou “Relacionamento entre Poder Legislativo Municipal e TCE”. Em entrevista concedida a Uvesc, Moises falou da importância desta parceria com a União dos Vereadores de Santa Catarina.

Tribunal de Contas de Santa Catarina (TC/SC)

“Esta parceria é extremamente importante, uma oportunidade ímpar de informar aos gestores das Câmaras Municipais sobre o trabalho do TC, estamos sempre presentes a estes eventos a convite da Uvesc porque sabemos da credibilidade desta entidade que se preocupa com a efetiva participação dos vereadores nos cursos e também em lhes trazer informações pertinentes o seus dia a dia. O diretor da DMU disse também que já foi muito desmistificada a imagem de “bicho papão” que os legisladores tinham a respeito do Tribunal de Contas. “A informação impede que o vereador cometa erros e gestor sério não tem motivo para temer o TC”.
Moises também frisou que o encontro reuniu um grande número de vereadores que receberam informações de quais os atos do Tribunal que repercute na vida deles como: parecer sobre contas do Executivo Municipal e também do Legislativo e limites com gastos. “Isso tudo é uma forma de fazer o vereador entender todo o processo e isso nos é possível devido a esta importante parceria com a Uvesc, pois temos um objetivo em comum que é levar informações aos vereadores para que tenham um bom desempenho no legislativo”.

Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC)

Outro forte parceiro da Uvesc em todos os eventos é o Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC). Neste encontro o palestrante foi o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Administração Samuel Dal Farra Naspolini que abordou o tema “Corrupção e Inconstitucionalidade das Leis Municipais”. Naspolini que também concedeu entrevista a Uvesc falou da parceria entre entidade e MP. “ Esta parceria é fundamental. Uma parceria de muitos anos e que já rendeu ótimos frutos. Em função desta união é possível num único momento falar a centenas de vereadores que com certeza saíram daqui informados e serão multiplicadores junto aos seus colegas de Legislativo. Uma oportunidade única, já avançamos muito e podermos evoluir ainda mais. Casa cheia, mostra o interesse dos vereadores em estar por dentro da lei”.

Com a palavra o presidente da Câmara de Vereadores de Curitibanos Ivan França Moreira

“Estou no meu quarto mandato como vereador e sempre participei dos eventos promovidos pela Uvesc, por se tratar de uma entidade séria, respeitada, maior prova disso a participação efetiva em todos os encontros do Ministério Público e do Tribunal de Contas. A Uvesc sempre promove eventos de excelência e o deste ano foi especial, pois reuniu vereadores em seu primeiro mandato e que precisam se inteirar do funcionamento do Legislativo. Palestras informativas de grande importância para os novos eleitos e reeleitos. Nossa Câmara de Vereadores conta com 10 cadeiras e seis foram ocupadas por novos vereadores. Como presidente vou incentivar á todos vereadores e servidores a participar de cursos, mas somente aqueles promovidos pela Uvesc, pois conhecemos a lisura desta entidade”.