Seminário Estadual promovido pela UVESC reuniu cerca de 300 pessoas

Imagem Padrão

E dizer que já se passou uma semana do Seminário Estadual dos Vereadores - UVESC 45 anos.

Aproximadamente 300 vereadores participaram nos dias 1, 2 e 3 deste mês, no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC),

O presidente da UVESC Adelar Provenci- Kiko abriu o evento destacando a importância do mesmo, ao coincidir com as festividades dos 45 anos da entidade. Além disso, Kiko relatou que todas as palestras tinham como objetivo repassar informações que são necessárias aos vereadores e destacou, por fim, a importância de poder contar com os parceiros como com o TCE/SC, MPSC, TRE/SC, ALESC, IGAM, IORSEC, Agemed, entre tantos outros.

Na abertura do evento, fizeram uso da palavra a vereadora Rachel Elma Mohr Steiernagel de Águas de Chapecó, presidente do Fórum da Mulher Parlamentar junto a Uvesc, e no momento também representando a Acamosc, o presidente da UVB Gilson Conzatti, o presidente da Câmara de Vereadores de São José Orvino Coelho Ávila, na oportunidade como prefeito interino, o subprocurador de Justiça Fábio de Souza Trajan, representando o presidente da MPSC, e o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TC/SC), Herneus De Nadal.

"A UVESC continua a sua luta para melhorar a vida de todas as pessoas e sabe que conseguirá isso orientando, fortalecendo os legislativos municipais” falou o Presidente.

A programação contou com temas atuais como a importância da utilização de Big Data para melhoria da arrecadação municipal; como o Programa Saúde Fiscal dos Municípios e Violência Doméstica; abordou a análise das Leis Orçamentarias no Poder Legislativo que levantou questões como: O papel do vereador na análise e na fiscalização orçamentaria, a tramitação do orçamento no Poder Legislativo, a elaboração de emendas e o orçamento impositivo.
Houve também a aApresentação da proposta inicial do Sistema de Gestão Integrada (SGI), que irá substituir o atual sistema e-Sfinge.

Destaque para a apresentação da proposta de criação e implantação de um novo modelo de Website com rede social inclusa às associadas, onde os vereadores poderão apresentar diretamente aos seus eleitores suas ações durante o seu período legislativo, fortalecendo ainda mais o papel da Câmara de Vereadores aos munícipes.

No espaço aberto aos presidenciáveis, muito embora tenha sido enviado convite a todos os pré candidatos à época apenas dois representantes se fizeram presentes: Representando o Partido dos Trabalhadores (PT) a srª Ideli Salvatti e o agora candidato à presidência da República Álvaro Dias (PODEMOS).

Vejas as fotos do Evento em nossa GALERIA.