Vereadores avaliam Seminário Estadual promovido pela UVESC

Imagem Padrão

Durante o Seminário Estadual de Vereadores promovido pela UVESC na primeira semana do mês, foi registrada a participação de aproximadamente 300 vereadores (as), de várias regiões do Estado. O evento foi marcado por inúmeras palestras que abordaram temas ligados ao dia a dia dos legisladores e também as mudanças que vão ocorrer em relação ao e-Sfinge e orçamento. Na oportunidade, com o intuito de medir o grau de satisfação dos vereadores e também ouvi-los quanto a necessidade de mudanças, a UVESC conversou com legisladores (as), de vários municípios para conhecer a opinião de cada um.

Relatos

Segundo o vereador Remi Antônio Sulzbacher de Pinhalzinho, a UVESC é hoje uma escola para o Legislativo. “Proporciona aperfeiçoamento a quem busca conhecimento sobre leis, o que pode ou não ser feito. Com o apoio da UVESC o vereador trabalha com segurança. Ainda hoje infelizmente a população não tem a imagem real do que é o papel de um vereador, que não é fazer obras e sim legislar e fiscalizar o uso do dinheiro público. Estou no terceiro mandato e vejo o quanto é importante estar sempre participando destas capacitações. Para melhorar a atuação da UVESC necessitamos que mais Câmaras se filiem, pois percebemos que muitos legisladores não estão aptos para exercer seu mandato, pois falta conhecimento, e isso a UVESC oferece”.

A vereadora Cirlei Maria Candido (Gi), de Rio do Campo, disse que todos os cursos promovidos pela UVESC são de alta qualidade. “Sempre que posso participo, pois o nível das palestras é ótimo, participo apenas de eventos promovidos pela UVESC em Santa Catarina e da UVB em Brasília”. Nossa entidade é forte e representativa o que nos dá segurança para atuar como vereadoras.”

O vereador Delvino Dall Rosa de Chapecó, relatou que todos os encontro promovidos pela UVESC são muito bem organizados e com boa participação de vereadores. “A participação é maior no final do ano, mas independente da data todos os encontros da UVESC tem palestras com muito conteúdo. O vereador destacou a palestra que abordou o tema do valor venal dos imóveis. “Em Chapecó a situação é crítica e este tema é muito oportuno, levarei as informações para o nosso município e veremos como resolver”.
Denilson Vicentin, vereador de Descanso, também compartilha da opinião dos colegas. “As palestras trazem temas pertinentes ao dia a dia do vereador, quanto a participação, depende do interesse de cada vereador, pois é importante estar informado e levar estes conhecimentos para os colegas legisladores. Avaliando o seminário o vereador Frisou “Está ótimo atendeu as nossas expectativas”.

Os vereadores de Bela Vista do Toldo; Antônio Alberti e Élcio Vieira Magalhães, relataram que as palestras que a UVESC traz para os encontros contém informações técnicas oportunas aos legisladores. “São sempre temas com assuntos voltados ao interesse dos legisladores e que não são cansativas, pelo rico conteúdo.” Indagado no que a UVESC poderia melhorar no atendimento aos vereadores foram taxativos. “Não precisa mudar nada”.

Ivo Schaeffer de Anchieta, está no sexto mandato e contou que participa ativamente dos encontros promovidos pela UVESC. “Todas as palestras são muito interessantes, o conteúdo sempre de acordo com o que precisamos, destacou a palestra que abordou o orçamento e que trouxe informações pertinentes e precisas. A UVESC é os dois braços dos vereadores, pois sempre proporciona temas de qualidade não só a nível estadual como também nacional, pois precisamos estar a par das mudanças nas leis para atuarmos com segurança”.

O vereador de Tigrinhos Volmar de Oliveira disse que é importante que todos os vereadores participem dos eventos. “É uma oportunidade ímpar de conhecimento, de sanarmos dúvidas, aprender coisas novas. Achei o tema sobre o orçamento muito interessante, sobre a mudança no e-Sfinge abordada pelo Tribunal de Contas. Venho todos os anos e gosto muito do nível das palestras.”

Esmael Barpp vereador de Romelândia também elogiou o nível das palestras. “Em todos os encontros os temas que a UVESC traz, são muito pertinentes a exemplo deste seminário, são assuntos que o vereador precisa ter conhecimento. A UVESC vem melhorando a cada ano seu trabalho, uma dica é oferecer melhor material para os vereadores durante o encontro, por exemplo agendas, mas no geral está tudo certo”.

Segundo o superintendente da UVESC Ilmar Dalla Costa “esta avaliação é positiva e importante, pois nos deixa com a sensação de dever cumprido, mas não nos deixará “acomodados”, vamos cada vez mais buscar o melhor para os nossos vereadores e vereadoras, nunca nos esquecendo dos servidores das Câmaras Municipais e sempre buscando o fortalecimento do Poder Legislativo Municipal de Santa Catarina que é a nossa meta”.


Fonte: Joce Pereira - UVESC
Foto: Divulgação