VIII ENCONTRO DA MULHER PARLAMENTAR CATARINENSE FOI REALIZADO COM SUCESSO.

Imagem Padrão

A XIII Edição do Fórum Permanente da Mulher Parlamentar Junto a UVESC em parceria com a Escola do Legislativo da ALESC e com a participação da UVESC teve início as 09h00 da quinta-feira passada no Plenarinho da ALESC e que tem como objetivo central, a busca de uma maior participação das Mulheres na vida política do Estado, bem como, proporcionar o Fórum adequado para discussões e encaminhamentos que possam e devam ser apresentados e que envolvam as Mulheres, seus anseios, conquistas e participações na vida pública.

A Mesa de Honra da Solenidade de Abertura foi Presidida pela Vereadora, Silvana Batisti Bugnotto respondendo interinamente pelo Fórum, tendo como participantes, o Deputado Estadual Altair Silva, Deputadas,Dirce Heiderscheidt, Ana Paula Lima, Vereador, Adelar José Provenci, Presidente da UVESC e da Senhora, Marlene Fengler, Diretora da Escola do Legislativo da ALESC.

Com o cumprimento integral da sua Programação Oficial e participação de mais de 100 mulheres, as regiões, oeste, meio e extremo oeste deram o tom do Evento com uma participação expressiva.

Ainda no presente Encontro, foi composta uma chapa com os nomes para compor a Nova Diretoria do Fórum e que em Chapa Única apresentada foi votada e por aclamação ficou assim constituída:

Vereadora, RACHEL ELMA MOHR STEIERNAGEL – PRESIDENTE.

Vereadora, AURORA ANTUNES COELHO – VICE-PRESIDENTE.

Vereadora, SILVIA TEREZINHA KUHN – 1ª SECRETÁRIA.

Vereadora, CIRLENE MARIA CANDIDO – 2ª SECRETÁRIA.

Vereadora, MARIA HELENA TRENTIN – CONSELHEIRA ELEITA.

Foi aprovado pelo Plenário feminino, o envio de uma Moção de Apoio à PEC. 134/15 que tramita no Congresso Nacional e que cria a reserva de um percentual mínimo de representação para as mulheres no Poder Legislativo Brasileiro a saber:

10% das Cadeiras na primeira legislatura, 12% na segunda e 16% na terceira.

Esta PEC foi apresentada pela “Comissão da Reforma Política do Senado” .

Segundo a Deputada Soraya Santos (PMDB – RJ) Relatora desta matéria, o Brasil ficou na 117ª colocação no Ranking da ONU que elenca Países conforme o grau da participação feminina nos Parlamentos. “É uma posição vergonhosa” ressaltou.

Conforme decisão do Plenário deste Fórum da Mulher, a UVESC ficará com a responsabilidade de redigir e encaminhar aos Presidentes do Senado e da Câmara Federal uma MOÇÃO DE APOIO da PEC em questão.

Em nome da UVESC o Superintendente Ilmar Dalla Costa assumiu o compromisso da redação e o encaminhamento da Moção de Apoio em questão, já nos primeiros dias da próxima semana.

A última Palestra Programada teve início às 14:00 horas e no seu encerramento deu-se a discussão e propostas para local do Evento em 2018. Foram apresentadas sugestões par ser em Lages, Blumenau, Camboriú, Chapecó, Treze Tílias e Florianópolis. Ao final preponderou a Capital do Estado mais uma vez. Portanto, Florianópolis sediará o Encontro de 2018. Em ato seguinte a Presidente agradeceu pela presença e participação de todas e deu por encerrado o VIII Encontro de Mulheres Parlamentares de Santa Catarina 2.017.

Com o cumprimento integral da sua Programação Oficial e a participação de mais de 100 mulheres, as regiões, oeste, meio e extremo oeste deram o tom do Evento com uma participação expressiva.

Veja mais imagens na Galeria de Fotos