A UVESC (Federação das Câmaras de Vereadores de Santa Catarina) encerrou nesta quinta-feira, 20 de março, o Encontro Estadual de Vereadores e Servidores das Câmaras Municipais. Este evento, o maior já realizado pela instituição, contou com a presença de mais de 500 vereadores de todo o estado. O evento foi marcado pela presença de autoridades e especialistas em diversas áreas de interesse da administração pública.
O segundo dia do evento foi repleto de atividades importantes, com destaque para o painel sobre saúde pública, abordando o SUS e as demandas locais de média e alta complexidade, e a palestra sobre o BRDE e as oportunidades para vereadores, ministrada por João Paulo Kleinubing. Também teve destaque a palestra sobre mandato parlamentar e ética na política, com o deputado estadual Mário Motta.
Em alusão ao mês das mulheres, o evento contou ainda com um Painel que teve a presença da presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Ceretta, a presidente da UVESC, Marcilei Vignatti, e a ex-deputada estadual, Marlene Fengler. O debate foi mediado pela jornalista e comentarista política, Soledad Urrutia.
Marcilei Vignatti, presidente da UVESC, destacou o sucesso do evento, falando do papel que a UVESC tem desempenhado para fortalecer a união, o diálogo e o protagonismo para os vereadores de Santa Catarina. “Este evento é mais um reflexo do compromisso da instituição com o fortalecimento da atuação dos vereadores, principalmente neste início da nova legislatura. Estamos celebrando o sucesso de um evento histórico, que marca o início de um novo ciclo de trabalho e transformação para os municípios e o estado como um todo. O trabalho da UVESC não para e continuará com ainda mais força.”
O evento foi marcado também pela eleição da nova diretoria, que reconduziu Marcilei Vignatti à presidência da instituição, além da apreciação das contas da atual administração, que foi aprovada por unanimidade. Para os próximos meses, a UVESC ainda tem planos de realizar seminários regionais, além do seu seminário em maio.