Marcilei Vignatti, Presidente da UVESC, participou nesta quinta-feira, 7, do painel sobre Mulheres na Política no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios (COMAC). A atualmente vereadora de Chapecó destacou-se como uma voz ativa e comprometida na defesa da participação das mulheres na política. Marcilei usou o espaço para discutir não só os desafios que as mulheres enfrentam para ingressar e se manter na vida pública, mas também a necessidade urgente de políticas que garantam igualdade de oportunidade e segurança para que possam exercer plenamente seus direitos e deveres como cidadãs.
Durante o evento, Marcilei trouxe sua experiência de atuação na Câmara de Vereadores de Chapecó e como presidente da UVESC, para ilustrar a importância de uma abordagem mais inclusiva e empática na formulação de políticas públicas. Ela ressaltou que mulheres na política tendem a trazer uma perspectiva mais sensível às questões sociais, uma característica essencial para a construção de uma sociedade mais justa.
“É preciso quebrar as barreiras culturais e institucionais que ainda limitam a presença das mulheres na política e também nossas mulheres precisam entrar e se manter na política com foco naquilo que é mais importante: o cidadão” afirmou Marcilei. “Quando ocupamos esses espaços, mostramos para as meninas e para todas as mulheres que é possível fazer a diferença.”
Para Marcilei, o painel não foi apenas uma oportunidade de dividir suas ideias, mas também de ouvir e aprender com outras mulheres que estão liderando mudanças, como a prefeita eleita de Lages, Carmen Zanotto, a prefeita de Vargem, Milena Lopes e a prefeita de Anitápolis, Solange Back. O evento evidenciou o poder do diálogo e da união feminina para o avanço da democracia.