O importante movimento de mobilização e reorganização dos vereadores de Santa Catarina, liderados pela Uvesc, na busca por mais protagonismo no cenário político estadual, começa a gerar resultados. Esse foi o clima do penúltimo dia de trabalhos no Seminário Estadual de Legisladores Municipais, que acontece na Assembleia Legislativa desde terça-feira, 1, e vai até amanhã, sexta-feira, 4.
Ainda pela manhã, o painel “Juntos somos a maior força política catarinense” marcou os 50 anos da Uvesc. A presidente da instituição, Marcilei Vignatti e o vice-presidente Caciano Sartori fizeram um balanço dos primeiros meses da nova gestão e anunciaram novidades. Entre as ações previstas estão a instalação do Fórum dos Presidentes, a criação do Prêmio Boas Práticas e a realização do Congresso Estadual, em Dezembro. De forma simbólica, o presidente da Câmara de Florianópolis, João Cobalchini, participou do painel e recebeu um certificado pela filiação à Uvesc.
Na oportunidade, Cobalchini ofereceu um espaço na Câmara da Capital para a Uvesc. A ideia é que a estrutura sirva para receber os vereadores de outras cidades do estado, que visitam Florianópolis trazendo reivindicações de seus municípios. O gesto foi recebido com alegria e aplausos dos presentes.
Durante o dia tiveram ainda diversos painéis e palestras. O presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, Herneus de Nadal, apresentou a palestra “É de nossa conta – Diretrizes sobre orçamento público para 2024”, o vereador de Arabutã, Felipe Patzlaff, mediou a conversa. Com expressiva atuação na saúde, a secretária de estado, Carmem Zanotto, a deputada Federal Ana Paula Lima e o deputado estadual Neodi Saretta, participaram do painel e discutiram o SUS e como os vereadores podem contribuir para aperfeiçoar o sistema, ao lado do superintendente nacional da saúde Sylvio da Costa Júnior e sobre a mediação do vereador de Faxinal dos Guedes, Lucas Ramilo.
A mulher nos espaços de poder foi o tema debatido entre a presidente da Fecam, prefeita Milena Anderson Lopes, a delegada da Policia Civil Patrícia Ávila e a presidente do Fórum das Mulheres Vereadoras, Isaura Provin, de Coronel Freitas. Os participantes assistiram ainda a uma palestra sobre empreendedorismo político e liderança, com o consultor político, especialista em gestão pública, Nelson Santiago. Encerrando o dia, foram apresentadas experiências técnicas e cases de sucesso de emendas impositivas no orçamento municipal, com os vereadores Johny Marcos, de Caçador e Jean Ricardo Antunes, de Garopaba e com a coordenação do consultor jurídico da Uvesc, Vinícius Neres.
Os parlamentares presentes aprovaram ainda seis moções apresentadas por vereadores e vereadoras. Duas delas tratavam especificamente da crise do setor leiteiro e pediam ações para conter e sanar os prejuízos que afetam diretamente os produtores. Manifestações sobre a reforma tributária, o combate à violência contra a mulher e para a instalação de redutores de velocidade na Serra do Cocho D’Água também foram aprovadas. Além de um pedido para que seja ampliada a discussão e a disseminação de informações sobre a depressão.