O Dia da Proclamação da República é celebrado no dia 15 de novembro.
Neste dia, no ano de 1889, os militares destituíram Dom Pedro II, mudando o regime de governo de monárquico para republicano.
Desde então, dia 15 de novembro é feriado nacional, a fim de recordar a instituição da República no Brasil.
Resumo da Proclamação da República
O regime monárquico vinha passando por uma série de crises que estavam difíceis de serem contornadas.
Primeiro havia sido a questão religiosa, quando o Imperador se indispôs contra uma bula papal. O caso terminou com a prisão de dois bispos numa sociedade extremamente católica.
Em seguida, havia a questão militar, onde os militares demonstravam sua insatisfação com o regime de forma pública. Eles queriam mais reconhecimento por parte da sociedade e aumento de salário.
O Exército, principalmente, se encontrava dividido naqueles que apoiavam o Imperador e aqueles que desejavam a República a fim de, segundo eles, modernizar o país.
Por fim, a questão da abolição da escravatura fez com que os fazendeiros não dessem mais sustento à monarquia. O fim da escravidão sem indenização, representava uma dura perda econômica para os latifundiários.
Assim, na madrugada do dia 15 de novembro, um grupo de militares resolveu por fim à monarquia. Liderados pelo tenente-coronel Benjamin Constant e auxiliados pelo civil Quintino Bocaiuva, parte do Exército decide agir.
Para isso, precisavam de um líder que fosse um militar experiente. O escolhido foi o Marechal Deodoro da Fonseca, um veterano da Guerra do Paraguai e apreciado pela tropa.
Clique aqui e saiba um pouco mais sobre o 15 de novembro.
Informações: Site Toda Matéria.