Uvesc realiza Encontro Estadual de Vereadores 2020 em Florianópolis.

O primeiro evento organizado pela União dos Vereadores de Santa Catarina em 2020 teve início na manhã de terça-feira (03), no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

A Presidente em exercício da entidade, a Vereadora do município de Rio do Oeste, Judite Moser Pisetta juntamente com a Presidente do Fórum da Mulher Parlamentar junto à UVESC,  Vereadora de Joaçaba Disneia Tereza De Marco Tonial, recepcionaram as autoridades que ocuparam a mesa de honra, dentre as quais destacamos a Vice-governadora do Estado de Santa Catarina, Daniela Cristina Reinehr, o Procurador de Justiça Dr. Davi Do Espirito Santo que no ato representou o Procurador-Geral de Justiça, Dr. Fernando Comin, o Deputado Estadual Moacir Sopelsa, representando a presidência da ALESC, a Srª Juliana Francisconi Cardoso, chefe de gabinete da Presidência do Tribunal de Contas do estado e Rafael Knakiwicz, vereador do município de Nova Erechim e Presidente da Associação das Câmaras do Oeste de Santa Catarina (ACAMOSC).

“Considero muito importante eventos como esse, que reúnem pessoas dedicadas, que enaltecem, fortalecem, que trazem mais conhecimento, aperfeiçoamento e buscam encontrar soluções para melhorar a vida dos catarinenses. E fico muito feliz ao ver que junto está acontecendo o Fórum, destacando a importância da mulher, a disponibilidade, vontade e competência para atuarem na política, independente do cargo ou espaço que ocupam”, disse a vice-governadora.

As atividades do primeiro dia foram organizadas pela Superintendência e com o apoio direto do Fórum da Mulher Parlamentear junto à UVESC, e abordou temas importantes, relevantes e alinhados às homenagens ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no domingo 8 de março.

Logo após a abertura que contou com diversas autoridades, o Deputado Estadual Fabiano da Luz apresentou a Lei 17.915/2020 que regula o projeto “Prevenção da violência doméstica com a estratégia de saúde da família” , de sua autoria, e que objetiva uma maior rede de proteção para mulheres, crianças e idosos.

“Lugar de Mulher é onde ela quiser” foi o tema abordado por Maryanne Mattos – pós-graduada em Educação e Sexualidade Humana e Servidora pública (GMF).

O tema; “Falando sobre Gênero para todos os Gêneros”  com a Sra. Aline Höhn – Idealizadora do Projeto Um Salto a Mais, foi a ultima palestra do primeiro dia de evento voltado todo ao Fórum da Mulher Parlamentar junto a UVESC,

“Janela Partidária, Pré Campanha, Prerrogativas e Vedações em Ano Eleitoral” foi a primeira palestra do segundo dia (04) de evento com o renomado Professor Dr. Antônio Augusto Mayer dos Santos, Advogado especialista em direito eleitoral. Antônio Augusto,  foi o homenageado UVESC, logo após mais uma de suas apresentação durante eventos da UVESC. Há 10 anos o Professor vem contribuindo com o legislativo catarinense através de aulas e palestras. Além de Palestrante, o Professor é Advogado, Autor de livros e artigos, colunista da Revista VOTO e Professor do Grupo Verbo Jurídico.

“Gostaria de deixar registrado do carinho e acolhida sempre tão generosa que tenho quando estou na UVESC, especialmente neste evento que participei onde foi contemplado com uma homenagem muito significativa pelo reconhecimento dos 10 anos de colaboração, motivo de muita honra de muita satisfação profissional e pessoal, mesmo não sendo catarinense, me sinto tão identificado com a instituição que, acabo por receber uma homenagem que apenas coroa esse sentimento. Fico realmente muito gratificado com a sensação de dever cumprido e muito feliz pelo fato de ter participado de um evento com vários vereadores(as) de diversos município de Santa Catarina, e penso que, ao valorizar a instituição da UVESC, estarão valorizando seus mandatos, as suas casas legislativas, e fico com a sensação cada vez mais nítida de que os vereadores só terão voz ativa no senário institucional brasileiro, se eles se organizarem desta forma, institucionalmente, e a UVESC com todos os cuidados que ela tem relativamente com as inscrições, a presença, a participação, me confere um caráter de idoniedade, e isso faz com que ela goze de prestígio com todas as instituições públicas do estado de Santa Catarina, isso para mim enquanto palestrante e advogado, é muito gratificante! ou seja, estou junto de uma entidade que tem um prestigio plural. Fiquei muito emocionado com essa placa que recebi hoje, e vou tela como um trofeu dentro da minha carreira, e isso para mim é um motivo de muito orgulho!” disse Antônio Augusto.

“Câmaras Municipais, Atribuições e Responsabilidade” foi o tema abordado por Sr. Tadeu Comerlatto – Escritor, consultor e Presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP).

A ultima palestra do segundo dia de evento foi com a Dra. Patrícia Zimmernann. Delegada e Coordenadora das Delegacias da Mulher em SC, com o tema “Feminicídio, Lei, Tipos, Pena e Estatísticas em SC” .

“Programa Transparência Legal” foi o tema do início do terceiro dia (05) de evento com Dr. Davi do Espírito Santo – Procurador de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina e Coordenador do CECCON.

Durante a “Apresentação de Moções, votação e aprovação.” foram apresentadas 11 moções, todas aprovadas por unanimidade. Conduziram a apresentação de moções; Judite Moser Pisetta – vice-Presidente e Presidente em exercício da UVESC, o superintendente Ilmar Dalla Costa, e o Dr. Marcionei Rengel – Assessor Jurídico da entidade.

“Mídias Sociais” foi o tema abordado pelo Sr. Antônio Henrique Faraco, Especialista em Marketing Político para Internet e Redes Sociais.

A ultima palestra do penúltimo dia foi com Dr. Marcionei Rengel Assessor Jurídico da UVESC ; Advogado especialista em direito público, com o tema  “Desincompatibilização: Uma exigência a ser cumprida no ano eleitoral”.

Já na manhã do ultimo dia de evento (06), teve “Espaço destinado às BOAS PRÁTICAS” que por sugestão da Câmara Municipal de Curitibanos, foi reservado para que os vereadores interessados apresentassem aos participantes projetos aprovados em suas respectivas Câmaras Municipais, e que possam servir de exemplo de boas práticas e de interesse social aos demais participantes. Realizaram as apresentações, vereadores da câmara de Curitibanos e Rio do Oeste. Saiba mais sobre os projetos apresentados através do email; relacionameto.uvesc@gmail.com

Durante o evento, a equipe que trabalhou na parte de organização de Encontro de Vereadores, recebeu diversos elogios por terem se preocupado em levar para o evento, palestrantes renomados, pelos temas abordados, e também pelo belo relacionamento dos organizadores do evento para com os participantes.

Segue abaixo  depoimento de alguns vereadores que participaram do evento;

Tenho alegria e satisfação de participar dos eventos da UVESC, entendo que os vereadores que participam desses eventos, só tem a aprender, e é importante o vereador participar, por que sempre tem o que aprender, pois aprendemos diariamente, e os vereadores devem se manter sempre atualizados. Palavras de Valdir Sokolski, vereador no município de Mafra.

 

 

Entendo que todas as câmaras de vereadores deveriam ser afiliadas a UVESC, diante dos inúmeros benefícios que ela proporciona para as câmaras de vereadores, seus servidores, mas principalmente aos vereadores, por ela dar assistência jurídica, legislativa e contábil, além de em seus eventos trazer profissionais e ter como parceiro órgãos de respeito com do Ministério Publico, Tribunal de Contas e até mesmo a própria FECAM tem sido parceira entre tantas outras entidades e órgãos que são parceiros da UVESC. Sou vereador de primeiro mandato e participo de quase todos os eventos realizado pela entidade que nos traz cursos de capacitações técnicas e tem atendido as principais necessidades dos vereadores, e por isso, sou um defensor da UVESC e oriento as câmaras que não são associadas, se associarem para que possam desfrutar dos inúmeros benefícios que a entidade traz para todos nós. Palavras de Alexandre Siqueira, Presidente da câmara de vereadores de Itapiranga.

Participamos de vários eventos da UVESC, e nesse evento, todas as palestras foram importantes para sanar duvidas, e por esse motivo é que temos que participar dos eventos da UVESC.  Estou muito feliz, pois volto com ainda mais conhecimento ao meu município, e poderei repassar meu conhecimento aos colegas vereadores que não puderam se fazer presente. Deixo aqui, meus parabéns a todos que fizeram parte da organização do Encontro Estadual de Vereadores. Palavras de Rosimeri Rosa, vereadora no município de Curitibanos.

 

Segundo a superintendência da entidade, assim como o Encontro Estadual, o Seminário que será realizado nos dias 08,09 e 10 de julho, tem como objetivo  preparar os associados e demais participantes para enfrentamento do pleito eleitoral que serão realizados em 2020, as mudanças ocorridas recentemente, os assuntos que mais geram discussões e o aprimoramento de técnicas necessárias para um melhor relacionamento com a sociedade. O primeiro evento do ano 2020, contou com aproximadamente 300 participantes.

 

UVESC “Fortalecendo ainda mais o Poder Legislativo Municipal”

Deixe um comentário