A Controladoria-Geral da União (CGU) tem oferecido a Estados e Municípios, desde 2007, diversos programas de apoio e capacitação, como o Fortalecimento da Gestão Pública (para Controladores Internos), Fortalecimento de Corregedorias (Procor), Olho Vivo no Dinheiro Público (para Conselheiros Municipais), Um Por Todos e Todos Por Um (Turma da Mônica) e Brasil Transparente (Transparência e LAI), dentre outros. Especialmente em Santa Catarina, mais de 250 prefeituras já aderiram a esses Programas e milhares de agentes públicos foram capacitados.
Em 2017, foi promulgada a Lei nº. 13.460/2017, que instituiu o Código de Defesa do Usuário de Serviços Públicos e obrigou a implantação de Ouvidorias em todos os órgãos e entidades dos três poderes da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal. Assim, visando apoiar Estados e Municípios na implementação dessa Lei, a CGU, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), lançou o Programa de Fortalecimento de Ouvidorias (PROFORT) e a Rede Nacional de Ouvidorias (http://ouvidorias.gov.br/
No âmbito do PROFORT, disponibilizam gratuitamente um portfólio com mais de 20 cursos à distância e 4 cursos presenciais. Os cursos à distância podem ser acessados em https://ouvidorias.gov.br/
Ademais, oferecem sem nenhum custo um sistema para gestão das manifestações de Ouvidoria (e-Ouv Municípios), uma plataforma Web para recebimento, tratamento e resposta a denúncias, reclamações, sugestões, elogios e solicitações dos cidadãos, mantendo o registro de todas as demandas e o histórico das respostas, gerando de imediato um protocolo para que o cidadão acompanhe sua demanda on-line, além de gerar alertas por e-mail e muitas outras funcionalidades. Pelo sistema, as manifestações recebidas também poderão ser tramitadas entre as demais prefeituras usuárias do sistema. Em Santa Catarina já são 97 Câmaras e 190 Prefeituras utilizando o sistema e-Ouv, além do governo do Estado, que já aprovou e deve iniciar sua utilização no segundo semestre de 2019.
Desta forma, por meio da adesão ao PROFORT, as Câmaras não arcarão com custos de capacitação, implantação e customização do sistema, tampouco com custos de infraestrutura de dados, atualização ou backup, já que todo o serviço será provido pela própria Ouvidoria-Geral da União, órgão central do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal e coordenador da Rede Nacional de Ouvidorias.
A CGU, solicitou o apoio da UVESC, mediante a divulgação deste, para que as Câmaras Municipais que não disponham de um sistema próprio de ouvidoria ou desejem eliminar gastos com o atual sistema, possam aderir ao PROFORT e instalar o e-Ouv Municípios de modo fácil e rápido.
Segue em anexo o Termo de Adesão ao PROFORT, que deve ser preenchido e assinado pelo Presidente da Câmara e enviado, em meio digital, para josimiro.andrade@cgu.gov.
Para ter acesso ao novo termo de adesão de ouvidoria Clique aqui
Para ter acesso ao modelo de regulamentação da lei nº13.460/2017 Clique aqui
Quaisquer outros esclarecimentos poderão ser prestados por este Núcleo de Ações de Ouvidoria da CGU em Santa Catarina (NAOP/CGU-R/SC), com os servidores Rodrigo (rodrigo.silva@cgu.
UVESC “Buscando o Fortalecimento do Poder Legislativo Municipal”