Na quarta-feira 13, a União dos Vereadores do Brasil – UVB, atendendo solicitação da União dos Vereadores de Santa Catarina – UVESC e outras 14 entidades representativas de vereadores de outros estados da federação, lançou uma carta ressaltando a posição dos representantes, que na semana passada através de uma live se manifestaram favoráveis ao uso do fundo eleitoral para ações nas áreas da saúde, educação e desenvolvimento econômico, assim como, defendem a não realização das eleições em outubro de 2020.
Em reunião realizada no dia 06, a UVESC, representada por seu Superintendente no exercício da Presidência – Ilmar Dalla Costa, defendeu o adiamento das eleições municipais de outubro em razão da pandemia do novo coronavírus e apoiou a sugestão de unificação das eleições no Brasil, para que com isso, todas as disputas ocorram no mesmo ano, permitindo uma economia do gasto público.
Essa pandemia que assola o mundo está presente em cada município brasileiro e as consequências econômicas virão logo à frente, com uma crise sem precedentes, com empresas falindo, alto número de desemprego, falta de recursos públicos, especialmente as prefeituras, para manter suas estruturas e exercer as políticas públicas para dar dignidade aos menos favorecidos e equilibrar o desenvolvimento econômico dos municípios, e com esse entendimento a carta lançada pela UVB, Propõe o adiamento imediato das eleições marcadas para dia 04 de outubro (1° turno) e 25 de outubro (2° turno). Propõe ainda, a Unificação das Eleições para o ano de 2022, a fim de manter o equilíbrio nas contas públicas, ao mesmo tempo extinguindo com o Fundo Eleitoral, diminuindo em cinquenta 50% o Fundo Partidário e propõe trabalhar condições legais para as câmaras de vereadores, neste período de 2021 e 2022, possam diminuir seus gastos orçamentários entre 15 e 25%. O país e o povo precisam juntos enfrentar os desafios que virão e realizar eleições neste momento, ao contrário de que muitos pregam, é um suicídio para a democracia brasileira. Por fim, sugerem uma consulta à população sobre o que pensa sobre as eleições neste momento.
Para ter acesso ao documento em PDF Clique aqui
Segundo o Sr. Ilmar, “a unificação das eleições que estende os mandatos de vereadores e prefeitos até 2022, permitirá que a partir daquele ano, possam ser escolhidos de presidente a vereador, passando por senadores, governadores e deputados em uma mesma eleição, uma forma de eliminar gastos relativos aos processos eleitorais municipais realizados de forma isolada. O dinheiro economizado poderia ser empregado em outras áreas, como educação, segurança pública e principalmente na saúde. Dessa forma, estaremos caminhando definitivamente para uma situação de maior estabilidade política, econômica e social em nosso país. O momento é de mudanças, e os sistemas político e eleitoral precisam ser modernizados e aperfeiçoados. O Congresso precisa aproveitar esse momento para resgatar a discussão da proposta que se arrasta há tanto tempo e que trará grandes mudanças sugerindo uma reforma política”, concluiu o superintendente no exercício da Presidência da Entidade catarinense.
A UVESC encaminhou por e-mail, um modelo de moção as câmaras de vereadores que queiram se manifestar a favor do adiamento das eleições e também à unificação das eleições no Brasil.
Essa moção será encaminhada pela União dos Vereadores de Santa Catarina ao Presidente do Senado e ao Presidente da Câmara dos Deputados, assim como aos Deputados Federais e Senadores e ao Presidente do Superior Tribunal Eleitoral.
Para ter acesso ao modelo de moção em PDF Clique aqui
Repercussão na mídia:
UVESC “fortalecendo ainda mais o Poder Legislativo Municipal”
Assessoria de Comunicação
União dos Vereadores de Santa Catarina
Tel.: (48) 3028 4566
E-mail: relacionamento.uvesc@gmail.com
Instagram:@uvescoficial