Movimento dos vereadores catarinenses foi determinante para as medidas de apoio ao setor leiteiro

Movimento dos vereadores catarinenses foi determinante para as medidas de apoio ao setor leiteiro

Diante da crise que afeta o setor leiteiro, o Governo Federal publicou um decreto para estimular a venda de leite in natura por produtores brasileiros. A medida altera a aplicação dos créditos presumidos de PIS/Pasep e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) no âmbito do Programa Mais Leite Saudável.

As empresas de laticínios ou cooperativas que comprarem leite no Brasil poderão ser  beneficiadas com até 50% de créditos presumidos. Para isso, é preciso estarem cadastradas no Programa Mais Leite Saudável. Aqueles que não forem cadastrados podem ter direito a 20% do benefício fiscal.

O decreto foi publicado depois de uma grande mobilização de lideranças catarinenses. A Uvesc aprovou durante o Seminário Estadual de Legisladores municipais uma moção que pedia uma solução para a crise do setor. O documento foi aprovado por unanimidade durante o encontro.

“Quando defendemos juntos o que é prioridade surgem resultados. A Uvesc abraçou com os vereadores do Estado e toda cadeia produtiva, o plano de desenvolvimento de competitividade para os produtos lácteos”, comemorou a presidente da Uvesc, Marcilei Vignatti.

Além da moção, membros da diretoria da instituição também participaram das Audiências Públicas para debater a crise em Seara e São Miguel do Oeste, e ainda de reuniões e debates sobre o tema.

 

Compartilhe este post