Por que a união da classe dos Vereadores é fundamental?

Abaixo, segue a reflexão do Superintendente no Exercício da Presidência, Ilmar Dalla Costa sobre o momento em que a união é fundamental para o fortalecimento da classe, por muitos desacreditada:

“Acredito que não há como pensar em democracia sem instituições fortes e atuantes, pois somente através das instituições os cidadãos podem verdadeiramente ter seus interesses efetivamente defendidos. Por mais que o sistema de representação tenha suas falhas, vícios e desgastes; entendo não haver outro caminho para a construção de projetos de desenvolvimento social e profissional.

A UVESC é uma Entidade com 46 anos de trabalhos prestados à sociedade e nem sempre consegue unir todos os Vereadores em torno de seus próprios projetos, e é certo que essa desunião só interessa àqueles que cotidianamente violam as prerrogativas da nossa classe. Isso pode parecer corporativista para alguns, mas se as prerrogativas dos vereadores não forem respeitadas quem sofrerá mais será o próprio cidadão, que depende do mesmo para representá-lo e buscar soluções para os problemas da comunidade.

“Mas por que a união da classe é fundamental?” A resposta a esta indagação é bem simples: somente quando estamos unidos é que somos efetivamente respeitados, e temos força para cobrar das demais autoridades públicas a solução dos problemas que enfrentamos no dia-a-dia no exercício da vereança.

Por essa razão são tão importantes as iniciativas de aproximação dos vereadores, tais como congressos, cursos, seminários e realização de palestras. Vocês Vereadores precisam se sentir pertencentes a um único time, uma verdadeira equipe, tal qual ocorre no esporte por mais que existam talentos individuais, mesmo estes, contam com o suporte de treinadores, incentivadores e torcedores e ao final, levantam todos a mesma bandeira.

A vereança só refletirá a força e a importância que tem, quando superarem as diferenças menores, aquilo que os divide e passarem a atuar como uma equipe olímpica. Você já parou para imaginar o que nós seríamos capazes de realizar, se todos os 2.870 vereadores do Estado perseguissem juntos os mesmos objetivos?

Acredito que isto não é uma utopia, mas algo plenamente possível de realizar, este é o nosso maior projeto, fazer tudo que está ao nosso alcance para transformar este sonho em realidade.

Queremos ver uma Entidade unida, fortalecida, valorizada e acima de tudo uma Vereança apta a contribuir para a construção de uma nova realidade para os cidadãos do nosso Estado.

Ilmar Dalla Costa.
Superintendente no Exercício da Presidência

Florianópolis, SC. 08 de Julho de 2020.”

Assessoria de Comunicação
União dos Vereadores de Santa Catarina
Tel.: (48) 3028 4566
E-mail: relacionamento.uvesc@gmail.com
Instagram:@uvescoficial

Deixe um comentário