Retrospectiva agosto e setembro 2019

A União de Vereadores de Santa Catarina (UVESC) completou no mês de agosto “46 ANOS”.  Fundada em 04 de agosto de 1973, inicialmente tinha como principal função a de agregar os Vereadores Catarinenses aos objetivos sociais. Em seguida se criou uma estrutura “casa abrigo” e, nos últimos vinte anos vem redefinindo seus objetivos, dando foco à representatividade, ao aprimoramento e, principalmente, na valorização dos representantes do legislativo municipal de Santa Catarina.

Atualmente a UVESC possuiu em Florianópolis, capital do Estado, uma sede totalmente estruturada para receber seus visitantes. A estrutura destinada aos seus associados conta com assessoria jurídica, contábil, administrativa, comunicação e parlamentar, pronta para orientar e esclarecer qualquer dúvida. Oferece ainda suporte técnico para auxiliar nos encaminhamentos e acompanhamentos de documentos, além de agendamentos para audiências nos diversos órgãos públicos na capital do Estado.

O trabalho realizado ao longo destes 46 anos permitiu com que a UVESC obtivesse o reconhecimento das autoridades estaduais e federais, além de diversas entidades por todo o país que reconhecem sua organização associativa, qualidade de seus eventos e a sua força na representatividade do Poder Legislativo Municipal no âmbito do estado, e também do país.

Aconteceu durante os dias 21,22 e 23 de agosto, no Centro de Eventos Maria Thaler Moser, em Treze Tílias, o Seminário Estadual de Vereadores 2019, promovido pela UVESC, que teve a ilustre presença da Dra. Daniela Cristina Reinehr – Vice-Governadora do Estado de Santa Catarina.

Os temas abordados no evento foram os seguintes:

“Como construir o posicionamento e autoridade nas redes sociais”.  com Antônio Henrique Faraco (Elemento 79).

” Responsabilidade dos vereadores e a atuação da Câmara como Poder Legislativo”. com Dr. André Barbi, do Instituto Gamma de assessoria à Órgãos Públicos (IGAM) 

“As eleições de 2018 e os reflexos para 2020: Coligações, candidaturas laranjas e pré campanha”. com o Advogado especialista em direito eleitoral Dr. Antônio Augusto Mayer dos Santos

“Gestão de ouvidoria e carta de Serviços Públicos” com Rodrigo De Bona da Silva – Auditor federal de Finanças e Controle – Coordenador de ouvidoria da CGU em SC

 “A responsabilidade do Poder Legislativo na elaboração dos instrumentos de planejamento e na execução orçamentária”. com Dr. Alexandre Alves – Sócio Diretor no IGAM/SC

O  Seminário contou com a presença de 220 vereadores(as), assessores(as) e servidores(as) do Poder Legislativo de todo o estado e teve como objetivo a troca de experiências e dar o suporte a todos os participantes, que por intermédio do repasse de novas informações, poderão prestar um trabalho de excelência junto à sua comunidade e ao seu eleitor.

Já em setembro, na manhã de quarta-feira (11), a diretoria da UVESC se reuniu em sua sede na capital catarinense. Um dos temas abordado em reunião, foi sobre o “Seminário Estadual de Vereadores” que ocorreu no município de Treze Tílias, cidade escolhida para sediar o Seminário através de uma enquete, que ocorreu no início do ano no “Encontro Estadual de Vereadores” com votação dos vereadores do estado. Sirlene Resende Pereira, Secretária Financeira da entidade, apresentou aos membros da diretoria a prestação de contas do “Seminário”, e um balanço referente a situação financeira da entidade. Também foi discutido durante a reunião, outro tema, o “Congresso Estadual de Vereadores” que seria realizado em Novembro na Assembleia Legislativa em Florianópolis.

A diretoria da UVESC, juntamente com o superintendente da entidade, aproveitaram a oportunidade para definir quais temas e palestrantes seriam de maior interesse ao legislativo do nosso estado.

Deixe um comentário