Retrospectiva Dezembro 2019

Na manhã de terça-feira 03, Adelar José Provenci vereador de Herval D’Oeste e Presidente da União dos Vereadores de Santa Catarina – UVESC, participou do Seminário Municipal de Agentes Públicos e Políticos ( SEMAPP ), sediado pelo TCE/SC.
Durante o Seminário, o presidente da UVESC, realizou a assinatura do convenio do Programa Qualifica, programa que reúne diversas instituições para promover a qualificação dos agentes políticos e, assim, aprimorar a gestão pública, prevenir irregularidades e desenvolver uma visão ampla da administração e da atuação parlamentar.
Na tarde de sexta-feira 06, Ilmar Dalla Costa – superintendente da União dos Vereadores de Santa Catarina – UVESC, foi homenageado em evento realizado em Porto Alegre RS pela União dos Vereadores do Brasil – UVB com a medalha Top Legislativo, no ato, o superintendente foi representado por Cristiano Bittencourt Mota – Assessor de Comunicação da entidade.  Ilmar, não pode se fazer presente no evento, pois no mesmo dia, precisou passar por um processo cirúrgico para tratar de um problema no coração.
Ainda se recuperando de sua cirurgia, o superintendente da entidade, participou de reunião na tarde de terça-feira (10) no município de Capinzal atendendo solicitação de Renato Marcelo Markus, vereador e presidente do legislativo, que buscou junto a Assessoria da UVESC, informações que contribuirão para o desenvolvimento das atividades junto a câmara de vereadores do município.
Na quarta-feira pela manhã dia (11), Ilmar esteve presente em Herval d’Oeste, onde prestigiou a solenidade de posse do vereador Adelar José Provenci que assume a prefeitura do município por 15 dias. O prefeito Américo Lorini, está de licença médica e o vice-prefeito Mauro Martini em férias. Durante esse período, Adelar ficará afastado da presidência do legislativo hervalense e também da presidência da UVESC. Judite Moser Pisetta, vereadora de Rio do Oeste, assume temporariamente a presidência da UVESC durante a afastamento de Adelar. Disnéia de Marco Tonial, vereadora e presidente da câmara de Joaçaba e presidente do Fórum da Mulher Parlamentar junto a UVESC, também prestigiou a solenidade.
Com afastamento de Adelar, o superintendente Ilmar, esteve em Rio do Oeste, onde se reuniu na manhã de quinta-feira dia (12) com Judite Pisetta, vereadora no município e presidente em exercício da União dos Vereadores de Santa Catarina, e o Dr. Marcionei Rangel – Assessor Jurídico da UVESC, para tratar de assuntos de interesse da entidade.

Alinhado ao objetivo de aproximação com as câmaras associadas e seus vereadores, o Superintendente da União dos Vereadores de Santa Catarina Ilmar Dalla Costa, realizou visitas técnicas à câmaras de vereadores de municípios do Oeste e do Extremo Oeste de Santa Catarina.

Na terça-feira(17), pela manhã, Ilmar esteve na Câmara de Vereadores do município de Quilombo, localizada na região oeste de Santa Catarina, quando se reuniu com o Presidente da casa, o Vereador Vilmar Rodrigues, e juntamente com o Secretário Executivo, sr Jovino Cambri e do Assessor Jurídico da câmara municipal, Lucas Rosseto, e conversaram sobre as necessidades existentes, bem como do cenário para 2020 e de como a entidade poderá auxiliar a câmara nos processos adminsitrativos e legais que surgirão.

Aproveitando sua estada na região, o superintendente fez uma breve visita a Associação das Câmaras do Oeste de Santa Catarina (ACAMOSC) em Chapecó, onde foi recepcionado pela Presidente da ACAMOSC, a vereadora do Muncípio de Águas de Chapecó Rachel Elma Mohr Steiernagel e pelo Secretário Executivo da Associação Eloi Oliveira Siarpisnki, onde foi possível estreitar os laços entre as entidades.

No dia seguinte foi a vez de da câmara de Pinhalzinho receber a visita do representante da UVESC. Na oportunidade foi possível conversar com a senhora Aída da Silva, Secretária e Vânia Marisa Batistti, Assessora Parlamentar do legislativo. Neste mesmo dia, Ilmar esteve na Câmara de Vereadores de Maravilha, onde se reuniu com Nei Guzatti, Diretor Geral e com Jaqueline Marques dos Santos, Assessora Jurídica da casa legislativa.

Encerrando o ciclo de compromissos, Ilmar visitou a Câmara Municipal de Dionísio Cerqueira na manhã da quinta (19), distante 720 km da sede da UVESC  e que faz divisa com Estado do Paraná e fronteira com a Argentina. A conversa com vereadores, Valdecir Schmeier e Olasir José Ferreira Brasil (vice-presidente e 2º secretário respectivamente) marcou simbólicamente o compromisso da entidade em se manter próxima de todos os associados, independente da distância. Na tarde, o superintendente visitou a câmara de Anchieta onde se reuniu com a secretária Jussara Santin e o Conselheiro Secretário Geral a UVESC, vereador Ivo Schaeffer. Em sua última visita ainda no dia (19), Ilmar visitou a câmara de vereadores de Guaraciaba, onde teve a oportunidade de conversar com Luciane Willy- Secretária Administrativa e Lizete Maria Grimm – Contadora do legislativo.

Durante as visitas, o superintendente teve a oportunidade de conversar sobre diversos assuntos como, cursos, eventos e palestras que a entidade proporciona para os vereadores e servidores do Estado durante o ano. Para Ilmar, é de extrema importância estar mais perto de seus associados, e as viagens institucionais são realizadas sempre que possíveis e oportunas para o crescimento do legislativo catarinense.

Deixe um comentário