Retrospectiva Maio 2019.

Na manhã da sexta-feira 03, a UVESC recebeu a visita da presidente da Câmara Municipal de Arabutã – Isolde Dulce Schuch Ruppentha, acompanhada do vereador e 2° secretário – Felipe Patzlaff, e o Assessor Jurídico do município – Maurício Patzlaff , que foram recepcionados pelo superintendente da entidade, Ilmar Dalla Costa. Na oportunidade conversaram sobre demandas da câmara, das ações previstas pela UVESC, bem como informações e pareceres técnicos para auxilair nos processos de tomada de decisão naquela casa legislativa.

No quarta-feira 15, a União dos Vereadores de Santa Catarina juntamente com Presidentes das Micro Regionais do Estado, participaram de audiência com a Frente Parlamentar de Infraestrutura da ALESC, para discutir o modelo de parceria que o Governo do Estado pretende implantar com as Associações de municípios para reduzir custos com a recuperação de rodovias Estaduais. Em reunião, ficou definido que a UVESC representará todas as micro regionais na Frente Parlamentar de Infraestrutura, buscando audiência com o Governador para maiores informações sobre o tema em questão, quais as propostas, soluções e encaminhamento que estão sendo realizado pelo Governo do Estado.

Atendendo convite de Rachel Elma Mohr Steiernagel, vereadora de Águas de Chapecó e na ocasião Presidente do Fórum da Mulher Parlamentar junto a UVESC e Presidente da ACAMOSC – Associação Das Câmaras Municipais Do Oeste De Santa Catarina, a UVESC representada por Ilmar Dalla Costa – Superintendente da entidade, esteve presente em Chapecó na quinta-feira dia 16 para participar da solenidade de abertura da palestra do advogado Antônio Augusto Mayer dos Santos, com o tema: “Vereança e Câmaras Municipais Questões Legais e Constitucionais”.

Presidente da UVESC Adelar José Provenci – vereador de Herval D’Oeste e Ilmar Dalla Costa – Superintendente da entidade, estiveram em Bom Retiro – SC na noite de sexta-feira dia 17, para prestigiar a posse de Edson Pasold frente a Presidência da UVERES – União dos Vereadores da Região Serrana.

Na tarde de quarta-feira dia 22, Ilmar Dalla Costa – Superintendente da UVESC, participou de reunião no Ministério Público de Santa Catarina em Florianópolis atendendo solicitação da vereadora Isolde Dulce Schuch Ruppenthal – Presidente da câmara de vereadores de Arabutã que buscaram informações que contribuirão para desenvolvimento das atividades junto a câmara de vereadores de Arabutã.

Aconteceu nos dias 23 e 24 de maio, nas dependências da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina ALESC, em Florianópolis, o Encontro Estadual do Fórum da Mulher Parlamentar junto a UVESC. O Evento contou com cerca de 85 participantes entre vereadoras e servidoras das Câmaras Municipais de todo o Estado.

Os temas abordados no evento foram;

  • “Mulheres nos espaços políticos, conquistas e desafios” com Deputadas Estaduais de SC, representadas na ocasião pelas Deputadas Marlene Fengler e Luciane Carminatti.
  • “Uso da gestão do conhecimento como instrumento para apoio das políticas voltadas às mulheres vítimas de abuso” com Vanessa dos Santos – Auditora de Controle Externo do TCE/SC.
  • “Órgãos e políticas para mulheres em Santa Catarina” com Aretusa Larroyd – Coordenadora Estadual Da Mulher.
  • “Mulheres de Direito”, com a Soldado da Polícia Militar de SC Ana Paula Rauber Giongo, do município de Águas de Chapecó.
  • “Apresentação e reflexões sobre a rede de atendimento” com Cristiane Pires Guanabara – Assistente Social da CREMV.
  • “Discriminações de Gênero” com Dra. Simone Lolatto – Assistente Social, doutora em Direitos Humanos, integrante do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres em Florianópolis e funcionária da Prefeitura Municipal de Florianópolis.
  • “Mulheres no poder, algumas reflexões” com Deputadas Federais, na ocasião representada pela Deputada Carmen Zanotto.
  • As ações do poder judiciário no enfrentamento a violência doméstica e familiar” com Dr. Marcelo Volpato de Souza – Juiz de Direto do juizado da violência e a Dra. Lilian Telles de Sá Vieira – Juíza de Direito com o tema.
  • As eleições de 2018 e os reflexos para 2020 e o Fim das coligações – candidaturas laranja”com Dr. Antonio Augusto Mayer dos Santos – Advogado especialista em direito eleitoral.

Fato marcante do evento, foi a eleição do Fórum da Mulher Parlamentar junto a UVESC que com chapa unica, foi eleita por aclamação para o biênio 2019/2020.

Vereadora de Joaçaba, Disnéia De Marco Tonial – Presidente.
Vereadora de Rio do Campo, Cirlene Maria Candido – vice-Presidente.
Vereadora de Xaxim, Joseane Sampaio – 1ª Secretária.
Vereadora de Petrolândia, Marlene Oliveira dos Passos Willemann – 2ª Secretária.
Vereadora de Arabutã, Isolde Dulce Schuch Ruppenthal – Conselheira.

 

 

Deixe um comentário