Retrospectiva Março e Abril 2019.

Aconteceu durante os dias 27,28 e 29 de março, nas dependências do Hotel Cambirela, em Florianópolis, o Encontro Estadual de Vereadores 2019, promovido pela UVESC. O Evento contou com cerca de 300 participantes entre vereadores e servidores das Câmaras Municipais de todo o Estado.

Sempre preocupados em manter os vereadores do estado atualizados para atenderem as demandas de seus municípios, a superintendência da UVESC juntamente de sua diretoria, procuram levar palestrantes e temas atuais para seus eventos, os temas abordados na ocasião foram;

  • “As Ações do Poder Judiciário no Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar” com Dr. Marcelo Volpato de Souza – Juiz de Direito do Juizado da Violência Doméstica contra a Mulher da Comarca de Capinzal;
  • ” Técnica Legislativa para as Câmaras Municipais” com Sr. Everton Menegaes Paim – Consultor Jurídico e Instrutor de Cursos do IGAM;
  • “A Necessidade da Tecnologia no dia a dia do Vereador” com Sr. Marcius Alessandro Teixeira – Diretor Executivo e Proprietário da Claris Interativa.
  • “As demandas e as Políticas Públicas para as Bacias Leiteiras em SC” com Sr. Ricardo Miotto Ternus – Secretário Adjunto da Secretária da Agricultura.
  • “Causas e soluções das constantes quedas de energia” com Sr. Carlos Eduardo Marcussi – Assistente do Diretor de Distribuição da Celesc Sr. Sandro Ricardo Levandoski.
  • “Situação e riscos das barragens no estado de SC” com Cel. BM – João Batista Cordeiro Junior – Secretário da Defesa Civil de SC
  • “Estudo que sugere a fusão de 105 municípios considerados inviáveis” com a Srª Monique Portella Wildi Hosterno. Diretora de Atividades Especiais do TCE/SC, Silvio Sallun e Antônio Felipe Rodrigues, Auditores Fiscais do Controle Externo TCE/SC.

Fato marcante da cerimonia de abertura foi dada a posse para a nova diretoria da UVESC para o biênio 2019/2020.

Adelar José Provenci – Conselheiro Presidente;

Judite Moser Pisetta – Conselheira Vice – Presidente;

Ivo Schaeffer – Conselheiro Secretário Geral;

Claimar Cesar de Conto – Conselheiro de Desenvolvimento Institucional;

Vagner Borges da Costa – Conselheiro de Assuntos Políticos;

Osvaldo Metzner – Conselheiro de Assuntos Parlamentares;

Loreci Maria Orsolin – Conselheiro de Assuntos Legislativos;

Odir Nunes da Silva – Conselheiro de Assuntos Metropolitanos;

Maria Tereza Zanella Capra – Conselheiro de Assuntos do Interior;

Evandro Pegoraro – Conselheiro Suplente;

Antonio Carlos Contezini – Conselheiro Presidente – Conselho Fiscal;

Felipe Patzlaff – Conselheiro Vice – Presidente – Conselho Fiscal;

Remi Antonio Sulzbacher – Conselheiro Efetivo – Conselho Fiscal;

Leila Dione Schaeffer Conci -Conselheiro Suplente – Conselho Fiscal;

Em abril, a União dos vereadores de Santa Catarina, representada por Ilmar Dalla Costa – superintendente da entidade, esteve presente na Marcha dos vereadores(as) 2019 promovido pela UVB em Brasília DF.

Adelar José Provenci vereador de Herval d’Oeste e presidente da UVESC, estava no evento representando seu município, e aproveitou a ocasião para apresentar moção de apoio a proposta de emenda a Constituição Federal que acaba com as eleições a cada dois anos, para que a partir de 2022 todos os cargos sejam escolhidos em pleito único, de Vereador a Presidente da República. A PEC 56/19, apresentada pelo autor da Proposta de Emenda à Constituição, Deputado Federal Rogério Peninha, foi apensada à PEC 117/11, que já estava apensada à PEC 376/09. Na prática, a manobra dará mais musculatura e rapidez ao andamento da proposta.

 

Deixe um comentário