Retrospectiva outubro e novembro 2019

No mês de outubro, Ilmar Dalla Costa, superintendente da UVESC, recebeu em seu gabinete, a visita de vereadores, que na ocasião, buscaram informações que contribuirão para o desenvolvimento das atividades junto a câmara de vereadores de seus municípios. Na manhã de quarta-feira dia (16) Ilmar recebeu a Câmara de Vereadores de Descanso, Estiveram presentes, os vereadores, Marcio Maximino Bortoloto, Edenilson Slaviero e o Presidente do legislativo municipal Volmir Adelar Casagrande. Na terça-feira dia (29), recebeu a visita da Câmara de Vereadores de Tubarão, na ocasião, representada por Eduardo Lopes Netto e Emerson Cardoso, ambos Auxiliar Técnico Legislativo da Câmara.

Já em novembro, aconteceu nas dependências da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, o Congresso Estadual de Vereadores 2019, promovido pela UVESC. Participou da cerimônia de abertura do evento, Carlos Moisés – Governador do Estado de Santa Catarina e as seguintes autoridades:

Douglas Borba, Secretário chefe da Casa Civil; Nilso Berlanda, Deputado Estadual representando a Presidência da Assembleia Legislativa do Estado; Conselheiro Herneus  De Nadal, representando a Presidência do TCE-SC; Vereadora de Joaçaba Disnéia De Marco Tonial,  Presidente do Fórum da Mulher Parlamentar junto a UVESC; e Ilmar Dalla Costa – Superintendente da UVESC.

Além das autoridades nomeadas para compor a mesa, também estiveram presente no Congresso Estadual de Vereadores, Deputados Estaduais e Senadores da República, tais como, Jorginho Mello e Dário Berger, demonstrando a importância do evento. Outras autoridades também marcaram presença, como o senhor Gilson Gonzatti – Presidente da União dos Vereadores do Brasil – UVB.

Durante os três dias de eventos, diversos temas e assuntos foram abordados, dentre os quais se destacaram:

 ​“Os desafios do Municipalismo”​ apresentado pelo Prefeito de Tubarão e Presidente da FECAM – Sr. Joares Ponticelli;

“O Poder Legislativo em ano de eleição, procedimentos e vedações” com Sr. Geraldo José Gomes – Auditor de Controle Externo do TCE – Aposentado;

“eSocial – Oque é? E o impacto nos órgãos Públicos”​ com o Sr. Luiz Fernando Ramos Consultor do IGAM;

“Aspectos destacados de pessoal nas Câmaras de Vereadores” com a Sra. Ana Paula Machado da Costa – Auditora de Controle Externo e Diretora da DAP/TCE/SC;

“Inconstitucionalidade das Leis Municipais”​  com o Dr. Davi do Espírito Santo –  Procurador de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina e Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Controle de Constitucionalidade – CECCON;

 “Reforma administrativa do TCE na área de Controle: Impacto aos jurisdicionados” com o Sr. Moisés Hoegenn – Diretor da DGO e Sr. Sidney Antônio Tavares Junior – Diretor da DGE do Tribunal de Contas de SC.

O Evento contou com cerca de 400 participantes entre vereadores e servidores das Câmaras Municipais de todo o Estado.

Com o encerramento do Congresso Estadual da UVESC, a entidade encerrou agenda de eventos estaduais de 2019, momento em que a equipe se organiza para iniciar os preparos do ano de 2020, ano tão importante para os municípios, momento de eleições municipais.

 

Deixe um comentário