Sistema desenvolvido pelo Senado/Interlegis e é fornecido às Casas Legislativas de forma gratuita.

Devido a situação excepcional com que a sociedade vem enfrentando, e preocupada com a melhoria continua dos processos, a UVESC, por intermédio de sua assessoria de comunicação, realizou estudos para encontrar um serviço de plataformas que possibilitasse as casas legislativas a realização de suas seções de forma remota (online),  gratuita, com o tempo de chamada ilimitada e sem limite de usuários por sala.

Dentre todos os sistemas encontrados destacou -se o SAPL-R, que foi desenvolvido pelo Senado/Interlegis e é fornecido às Casas Legislativas de forma gratuita.

A partir dele, os parlamentares poderão dar continuidade à votação de projetos durante o período de distanciamento social determinado pelo Governo do Estado.

No Processo Legislativo está o principal conjunto de atividades de uma Casa Legislativa. Então, para facilitar a rotina da casa, o Programa Interlegis desenvolveu e mantém o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), uma ferramenta que informatiza o Processo Legislativo, sem custos financeiros para a Câmara. Com o lançamento da versão 3.1, o novo SAPL vem com Painel Eletrônico e Compilação de textos.

Entre suas principais funções estão:

  • elaboração de proposições;
  • protocolo e tramitação das matérias legislativas;
  • organização das sessões plenárias;
  • manutenção da base de leis e consultas às informações sobre mesa diretora, comissões, parlamentares, ordem do dia, votações, etc.

O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal ou estadual.

O sistema permite a realização de sessões plenárias remotas.

Para saber sobre (minutas das sessões remotas, exemplos de SAPL em uso, e como solicita-lo)  clique aqui.

 

Assessoria de Comunicação
União dos Vereadores de Santa Catarina
Tel.: (48) 3028 4566
E-mail: relacionamento.uvesc@gmail.com
Instagram:@uvescoficial

Fonte de notícia: Instituto Legislativo Brasileiro

Superintendente da Entidade

Deixe um comentário