UVESC Debate os Desafios dos Municípios Catarinenses no Congresso de 2024

UVESC Debate os Desafios dos Municípios Catarinenses no Congresso de 2024

O terceiro dia do Congresso da UVESC foi marcada por debates enriquecedores e a participação de importantes lideranças políticas. A programação do dia incluiu painéis essenciais sobre temas que impactam diretamente os municípios catarinenses, como saneamento básico, experiências premiadas no legislativo e os desafios do desenvolvimento municipal.

O primeiro painel, “Finalização de Mandato – Aprovação das Contas”, contou com a presença de Gissele Souza de Franceschi Nunes, Diretora de Contas de Governo do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), e Leonardo Valente Favaretto, Auditor do TCE/SC. Eles discutiram as melhores práticas e o processo de finalização do mandato, com foco na aprovação das contas pelos vereadores e gestores municipais.

Já o painel “Experiências Premiadas 2024 – Boas Práticas no Legislativo Catarinense” destacou projetos inovadores e de sucesso nos municípios, com a participação de vereadores como André Meirinho (Balneário Camboriú), Cassiano Ucker (Joinville), Cristiane Loureiro (Blumenau), Diego Bairos (Joacaba) e Tiago de Oliveira (Itapoa). Eles apresentaram suas experiências de sucesso, discutindo como projetos inovadores podem melhorar a vida nas cidades.

A tarde foi marcada por dois importantes painéis. O primeiro, “Cenário da Energia em Santa Catarina – O Que Podem Esperar os Municípios Catarinenses para os Próximos Anos”, trouxe contribuições valiosas de Pilar Sabino da Silva, Diretora de Gestão de Energia da Celesc, e Robinson Pizzio, Professor do IFSC, sobre os desafios do setor de energia e as perspectivas para os próximos anos.

Na sequência, o painel sobre “Regularização Fundiária e Reurb nos Municípios” abordou temas críticos para a urbanização e regularização de áreas no estado. Com a presença de autoridades como o Desembargador Selso de Oliveira (TJSC), Rodrigo Andrioli, Secretário de Habitação de Joinville, e o Vereador Luiz Carlos Sales (Joinville), o debate focou nas soluções jurídicas e práticas para a regularização fundiária.

Para finalizar o dia, o painel “Os Desafios do Desenvolvimento dos Municípios Catarinenses em 2025”, contou com a participação do Prefeito João Rodrigues, de Chapecó, e Deputado Tiago Zilli, Presidente da Comissão de Assuntos Municipais da ALESC. Eles discutiram os desafios enfrentados pelos municípios nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, compartilhando suas experiências e trajetórias na política. João Rodrigues, reeleito prefeito de Chapecó, e Tiago Zilli falaram também sobre a importância da união entre os gestores municipais e o apoio da Assembleia Legislativa para enfrentar os desafios do futuro.

O congresso termina nesta sexta-feira, 6 de dezembro, com duas oficinas: “Final de Mandato – Relatório de Transição na Prática” com Felipe Patzlaff, e “Legislativo Forte – Como a Estrutura Administrativa da Câmara Pode Ser uma Ferramenta para a Autonomia e Fortalecimento do Legislativo Municipal” com Vinícius Neres.

Compartilhe este post