A presidente da Federação das Câmaras de Vereadores de Santa Catarina (UVESC), Marcilei Vignatti, participou na tarde desta terça-feira, 10 de fevereiro, de uma reunião virtual com o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Carlos Roberto da Silva.
Na pauta da reunião estiveram o fortalecimento da parceria institucional entre a UVESC e o TRE-SC, o projeto A Voz dos Vereadores, pesquisa que irá mapear as propostas e demandas do Legislativo catarinense para as eleições de 2026, e o convite oficial para o Encontro Estadual de Vereadores e Servidores das Câmaras Municipais, que será realizado no mês de março. O presidente do TRE-SC confirmou presença no evento.
Durante a conversa, o desembargador Carlos Roberto da Silva destacou que o TRE-SC deverá iniciar uma campanha institucional com foco no fortalecimento da democracia e na promoção da paz nas eleições. Segundo ele, é papel do Tribunal transmitir à sociedade a mensagem de que todas as discussões políticas devem ocorrer no campo das ideias, com respeito e responsabilidade.
“O Tribunal tem essa obrigação institucional. E vejo que a classe política, especialmente os vereadores, tem um papel fundamental nesse processo de difusão dessa ideia”, afirmou o presidente do TRE-SC.
A presidente da UVESC apresentou o projeto A Voz dos Vereadores, que será aplicado a partir do período pós-Carnaval e direcionado a vereadores e vereadoras de Santa Catarina. A iniciativa tem como objetivo consolidar um grande documento com as demandas prioritárias dos municípios e regiões do estado, servindo como subsídio para candidatos e partidos nas eleições de 2026.
Para Marcilei Vignatti, o vereador tem participação efetiva em qualquer processo eleitoral, por estar na ponta e em contato direto com a população. “Essa pesquisa nasce com a intenção de levantar as demandas reais de Santa Catarina, a partir do olhar de quem conhece de perto a realidade das comunidades”, destacou.
A presidente também reforçou o papel da UVESC na formação contínua de vereadores e servidores das câmaras municipais, fortalecendo o Legislativo catarinense. Marcilei ressaltou o calendário de eventos e cursos da entidade e a importância das relações institucionais com órgãos como o TRE-SC.
Durante a reunião, Marcilei colocou a UVESC e seus eventos à disposição do Tribunal para ações conjuntas de formação e capacitação, sempre com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da democracia e da política catarinense.
O desembargador Carlos Roberto da Silva reforçou a intenção de ampliar a parceria com a UVESC e colocou a Escola Judiciária Eleitoral do TRE-SC à disposição para colaborar. Segundo ele, os vereadores são “os olhos das regiões e das comunidades” e têm todas as condições de apontar, com maior assertividade, políticas públicas e ações em benefício da população.




