UVESC realiza o primeiro Fórum de Presidente de Câmaras de Vereadores do estado

Durante a reunião foram escolhidos os representantes que trabalharam para oficializar o fórum

A União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), reuniu neste terça-feira, 28, no Auditório do Tribunal de Justiça, em Florianópolis, dezenas de presidentes de legislativos municipais, no 1º Fórum de Presidentes de Câmaras Municipais de Santa Catarina.

Na abertura do evento a presidente da Uvesc, Marcilei Vignatti, lembrou que o objetivo do encontro é oficializar a instituição do Fórum de Presidentes de Câmaras de Vereadores de Santa Catarina. “Vamos dar início a um conselho político que ajude a pensar e participe da elaboração das políticas públicas de desenvolvimento do estado”, argumentou a vereadora de Chapecó.

Durante a reunião foram escolhidos sete presidentes de câmara que a partir de agora atuarão para oficializar e organizar a criação do Fórum. A ideia é que o grupo seja um espaço consultivo e deliberativo da tomada de decisões, mudando o caráter de representação e criando uma unidade dos legisladores municipais catarinenses.

O desembargador João Henrique Blasi, participou da reunião e apresentou a palestra “Diálogos entre o Poder Judiciário e o Legislativo Municipal”. Durante a sua fala, o ex-presidente do Tribunal de Justiça destacou o papel do vereador na sociedade. “O vereador é aquele que abre o caminho para o cidadão e para o eleitor, para que eles possam alcançar aquilo que desejam”, afirmou ele. Ainda durante a sua fala, Blasi apresentou um extrato do poder judiciário catarinense.

Representando o Diretor Geral de Controle Interno do Tribunal de Contas do Estado, Sidney Tavares Júnior, também destacou a importância do trabalho realizado pelos vereadores e vereadoras. “Sempre quem traz os anseios e demandas da sociedade para o Tribunal são os vereadores”, afirmou ele, colocando o TCE-SC a disposição de todos.

Na sequência da reunião, a presidente Marcilei apresentou um balanço das realizações da instituição nos últimos meses, como a filiação de 11 novas Câmaras filiadas. A programação de eventos e seminários para 2024 também foi apresentada aos presidentes presentes.

O Fórum faz parte da programação do Congresso Estadual de Vereadores, que vai até o dia 1º de dezembro, na Assembleia Legislativa. Nesta quarta-feira, 29, acontece a abertura oficial do evento, a partir das 09h. A expectativa é que 400 vereadores, de todas as regiões catarinenses, participem do evento.

A programação completa está disponível no site: www.uvesc.org.br

Deixe um comentário