A Federação das Câmaras de Vereadores de Santa Catarina (UVESC) encerrou, nesta sexta-feira (15), mais uma edição do Seminário Estadual de Vereadores e Servidores das Câmaras Municipais, consolidando-se como referência para o legislativo municipal e espaço de articulação política no Estado. Ao longo de quatro dias, aproximadamente 500 vereadores e dezenas de palestrantes e painelistas de diferentes regiões do país participaram de debates sobre temas estratégicos para o presente e o futuro de Santa Catarina.
“Ao lado dos nossos vereadores e vereadoras, recebemos o governador, senador, prefeitos das maiores cidades do Estado, deputados estaduais e federais. Isso mostra o tamanho e a importância que a UVESC conquistou, dando protagonismo aos quase 3 mil vereadores catarinenses nos debates que importam para a nossa gente”, destacou a presidente Marcilei Vignatti.
A programação reuniu especialistas, gestores públicos, autoridades e representantes de diferentes setores para discutir questões como saneamento básico, população em situação de rua, agricultura, políticas habitacionais, comunicação legislativa e políticas federais voltadas aos municípios. O evento também promoveu oficinas práticas sobre comunicação política e tarifa zero no transporte coletivo, ampliando as oportunidades de qualificação dos participantes.
O encontro foi marcado ainda por importantes lançamentos. Durante o seminário, a UVESC apresentou a segunda edição do Prêmio Boas Práticas, que reconhece iniciativas e projetos de vereadores catarinenses e que, após o sucesso da primeira edição, promete uma participação ainda maior neste ano. Também foi lançada a nova campanha de filiação da entidade, que tem registrado crescimento expressivo no número de câmaras associadas e prevê intensificar esse movimento com eventos regionais ao longo de 2025.
A programação incluiu a escolha da nova coordenação do Fórum da Mulher Vereadora e a gravação da segunda temporada do podcast Conecta UVESC, que reuniu autoridades e especialistas em conversas produtivas e com diferentes pontos de vista sobre os temas em debate.
Segundo a presidente, as expectativas mais uma vez foram atendidas: “Encerramos mais um evento com a sensação de dever cumprido. Nossos vereadores e servidores saem daqui fortalecidos, com mais conhecimento e novas ideias para aplicar nos seus municípios. A UVESC segue firme na missão de ser a casa dos vereadores catarinenses e um ponto de encontro para a boa política”.
Foto: Bruno Collaço/Agência AL