Novembro Azul: uma ação para lembrar da saúde do homem

O Novembro Azul é um movimento que surgiu no Brasil e se espalhou para mais de 20 países nos últimos anos.
 
Criado pelo Instituto #LADOALADOPELAVIDA, o mês é dedicado a levar informações sobre a saúde e masculina e prevenção contra doenças, sobretudo o câncer de próstata.
 
Assim como no Outubro Rosa, em novembro, diversas instituições chamam a atenção iluminando suas fachadas com a cor do mês, além de promoverem debates, campanhas de exames e consultas em massa com foco na saúde do homem.
 
Apesar de nascer tendo em vista o câncer de próstata, o Novembro Azul é hoje uma data abrangente, que visa quebrar paradigmas do homem em relação à sua saúde em todos os sentidos.
 
Nas palavras de Gregory dos Passos, Coordenador Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, em entrevista a revista preven “Nós começamos a trabalhar o Novembro Azul dentro da perspectiva de saúde integral. Então, se tornou um mês para alertar os homens sobre todos os cuidados com a saúde. É um meio importante para dar visibilidade às ações de saúde do homem no país. Durante este mês, todos os municípios brasileiros trabalham na perspectiva de trazer o homem para saúde integral”, afirma.
 
O que é câncer de próstata e porque você deve se preocupar com ele?
 
O câncer de próstata é a segunda doença que mais acomete os homens no Brasil.
Esse tipo de câncer se desenvolve quando a próstata passa a produzir descontroladamente algumas células, originando o tumor.
 
A estimativa é que, a cada 100 mil homens, mais de 66 desenvolvam a doença.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.

O Novembro Azul é uma ação apoiada pela UVESC

Deixe um comentário