Presidentes de Câmara de Vereadores filiadas a Uvesc reuniram-se na noite desta quarta-feira, 28, para o primeiro encontro de balanço e apresentação da nova diretoria. Com a presidência da vereadora de Chapecó, Marcilei Vignatti, a nova gestão completou um mês no dia 19 de junho. No encontro, foram apresentados as primeiras ações realizadas durante esse período.
Entre os destaques estão o encaminhamento para filiação de cinco novas Câmaras: Florianópolis, Garopaba, Guaramirim, Içara e Imbituba. A presidente da instituição anunciou que nos próximos dias realizará agendas nas regiões Oeste e Extremo-Oeste em busca de novas filiações e também para intensificar a divulgação dos serviços oferecidos pela Uvesc, atraindo mais membros.
“Estou determinada a defender o trabalho que o vereador e a vereadora faz”, afirmou Marcilei, referindo-se as entrevistas que tem feito em rádios e meios de comunicação regionais durante os roteiros. Ela lembrou que agora a Uvesc conta com uma agência de comunicação que está à disposição de todos os seus filiados.
No planejamento para os próximos meses estão o Seminário Estadual de Legisladores Municipais, em agosto, e o encontro com todos os presidentes de Câmaras, que deve ocorrer em outubro, quando a ideia é lançar também o Fórum dos Presidentes da Uvesc.
Sobre a parte interna e administrativa da entidade, a presidente anunciou seu interesse em colocar o escritório da Uvesc, em Florianópolis, a disposição dos vereadores associados para ajudar no suporte, em especial daqueles que vêm de municípios distantes da Capital. A nova direção pretende também ampliar a transparência dos números financeiros da instituição, facilitando o acesso aos dados.
Os presidentes que participaram da reunião lembraram que neste ano a Uvesc completa 50 anos e reforçaram a importância das ações anunciadas como um marco pela data. “Acredito que estamos no caminho certo”, comemorou o vereador Paulo Sérgio Marx, de Iporã do Oeste. Ele pediu também que nos próximos eventos sejam oferecidos mais cursos de qualificação, especialmente em áreas técnicas.
Já o vereador Fernando Cordeiro, presidente da Câmara de Chapecó, defendeu o papel importante que a União dos Vereadores de Santa Catarina tem como suporte para os vereadores e vereadoras do estado. “A Uvesc pode ser uma grande parceira das câmaras e dos vereadores, para benefício da população”, afirmou ele.
Por fim, a presidente Marcilei Vignatti encerrou a reunião oficializando que o grupo se reunirá a cada dois meses. Ela agradeceu a presença e o apoio de todos, e pediu para que mantenham-se mobilizados na filiação de novas Câmaras e também na divulgação do Seminário Estadual de Legisladores Municipais. O evento acontecerá dos dias 1 a 4 de agosto, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis.
“Iniciamos um novo momento na histórias da Uvesc. Já são 50 anos de conquistas. Agora vamos realizar ainda mais”, concluiu.