Centenas de vereadores se reúnem em Florianópolis no seminário que marca os 50 anos

Centenas de vereadores se reúnem em Florianópolis no seminário que marca os 50 anos

Mostrando organização, mobilização e reestruturação, a União dos Vereadores de Santa Catarina, teve nesta quarta-feira, 2, o primeiro dia de atividades do Seminário Estadual de Legisladores Uvesc. Participaram da abertura oficial centenas de vereadores e inúmeras autoridades e lideranças, como deputados e deputadas estaduais, representantes do Tribunal de Justiça, da União dos Vereadores do Brasil e das Associações Regionais das Câmaras Municipais.

Ao abrir o evento, a presidente da Uvesc, vereadora Marcilei Vignatti destacou o trabalho de reorganização da instituição para garantir o protagonismo dos vereadores catarinenses nas decisões importantes para o estado. “Nós queremos participar, enquanto lideranças que estamos em todos os municípios, dos espaços de decisão na construção de politicas publicas neste estado. É por isso que estamos nos organizando”, afirmou ela.

Já a deputada Paulinha, representando o presidente da Casa, Mauro De Nadal, falou sobre a importância de eventos como esse realizado pela União dos Vereadores de Santa Catarina, para a formação dos parlamentares e para a troca de experiências. “Vale muito a pena o associativismo. Com certeza a maioria de vocês vai voltar para casa com a mente melhor, sabendo alguma coisa nova. Trocando experiências”, argumentou a parlamentar.

O secretário de estado da Agricultura, Valdir Colatto, lembrou que os vereadores são a base da democracia e que são eles os primeiros a receber as reivindicações dos cidadãos. “O governo do estado está trabalhando com vocês e precisa da experiência que vocês trazem da base para fazer uma Santa Catarina cada vez melhor“ afirmou o secretário, que no ato representava o governador Jorginho Mello.

Na sequência, o deputado Marcos Vieira e a deputada Luciane Carminatti, participaram respectivamente da palestra sobre as perspectivas econômicas do estado e do painel que discutiu as Redes de Cooperação, a segurança nas escolas e o Plano Nacional de Educação. Os vereadores Valdenir Marchioro e Toninho Silveira foram os mediadores dos debates. O ex-governador Paulo Afonso e a advogada Gabriela Schelp apresentaram o painel sobre a Reforma Tributária e o que muda para os municípios catarinenses com o avanço da medida.

As duas últimas atividades do dia foram focadas na comunicação. Primeiro, o especialista e estrategista, Fred Perillo, apresentou dicas e informações de como usar as redes sociais, tornando-as mais interessante e atraindo mais atenção das pessoas. Por fim, um debate sobre o cenário político estadual e as tendências eleitorais que reuniu os colunistas e analistas Anderson Silva, Dagmara Spautz e Upiara Bochi, mediados pelo jornalista Frutuoso Oliveira.

O evento continua nesta quinta-feira, 3, a partir das 09h. Entre as atividades previstas está o painel “Juntos somos a maior força política catarinense”, que celebrará os 50 anos da Uvesc.

Compartilhe este post