Vereadoras avançam no fortalecimento do Fórum da Mulher Parlamentar

Vereadoras avançam no fortalecimento do Fórum da Mulher Parlamentar

Vereadoras de diversas regiões do Estado discutiram na noite de quinta-feira, 17, em reunião virtual, ações e iniciativas para o fortalecimento e formalização de uma nova gestão do Fórum da Mulher Parlamentar, que faz parte das ações da União de Vereadores do Estado de Santa Catarina (UVESC).

Conduzida pela presidente da UVESC, vereadora de Chapecó, Marcilei Vignatti, a reunião marcou um novo momento do fórum, que deve ter papel de protagonismo no fortalecimento da participação feminina no contexto político estadual, com foco no aprimoramento de políticas públicas e no debate de pautas voltadas às mulheres catarinenses.

O Fórum da Mulher Parlamentar é um espaço de discussão criado para orientar, promover e articular as ações das mulheres vereadoras das câmaras municipais em toda a área de abrangência da UVESC.

Atualmente, Santa Catarina conta com 577 vereadoras em exercício, o que representa 19% do total de parlamentares no Estado. A UVESC tem atuado com firmeza para fortalecer esse espaço de representação, promovendo iniciativas que ampliem a participação das mulheres no Legislativo municipal e incentivem o protagonismo feminino nas decisões políticas.

A UVESC deve convocar as vereadoras presentes no Seminário Estadual de Vereadores e Servidores de Câmaras Municipais, que será realizado de 12 a 15 de agosto, em Florianópolis, para integrar o processo de fortalecimento do Fórum. Uma nova diretoria para o segmento deverá ser formalizada após o seminário, bem como as diretrizes e prioridades para a gestão.

A vereadora Loreci Maria Pfeifer, de Palmitos, assumiu a coordenação provisória do fórum. Também participaram do encontro virtual as vereadoras Jaqueline De Marco, de Joaçaba; Patricia Burin, de Navegantes; Dirlei Giombelli, de Seara; Josi Menegaz, de Urubici; Hérica Ângela Dalmonte, de Belmonte; e Joseana Tofolo, de Xavantina. Além da secretária executiva da UVESC, Leusa Fátima Lucatelli Possamai; e as representantes da equipe técnica, Soledad Urrutia e Kerine Kampos.

Compartilhe este post