Políticas para mulheres marca Seminário Estadual dos Vereadores

No segundo dia do Seminário Estadual dos Vereadores, na última quinta-feira, 12, aconteceu  a palestra da deputada Federal de Santa Catarina Carmem Zanotto, que abordou as legislações e iniciativas de proteção e promoção às mulheres. A deputada reforçou a necessidade da implantação das Procuradorias da Mulher em todo o Estado. “Essa não é uma iniciativa que tem que ser feita exclusivamente por vereadoras, os legisladores também devem se sensibilizar porque o impacto da violência doméstica atinge também as crianças”, argumentou a parlamentar. A deputada falou para um plenário lotado, sobre o mapa da violência contra as mulheres em Santa Catarina e no Brasil.
Durante o seminário, a vice-presidente da Uvesc e presidente do Fórum da Mulher parlamentar junto a UVESC, a vereadora Disnéia De Marco Tonial, de Joaçaba, sensibilizou todas as legisladoras mulheres para participar do Fórum da Mulher Parlamentar, criado para promover e articular as ações da mulher vereadora das Câmaras Municipais na área de abrangência da UVESC. “Vamos nos unir, buscar juntas soluções que fortaleçam as mulheres. Recentemente fui uma das autoras de um projeto de Lei que obriga os condomínios a comunicarem a ocorrência ou indício de violência doméstica contra a mulheres. Essas políticas devem ser compartilhadas entre nós vereadoras para que possamos combater esse tipo de crime, num âmbito maior. Fizemos a campanha para absorvente para as meninas e mulheres em vulnerabilidade, então com uma só visão, poderemos trocar experiência sobre temas tão relevantes”, disse a Disnéia.

Programação variada marca segundo dia do Seminário Estadual da UVESC

Ainda no segundo dia do evento, houve palestra sobre “Ações Judiciais: exercício e extinção do mandato”, com Antônio Augusto Mayer dos Santos, advogado especialista em direito eleitoral que reforçou o cuidado com as documentações e provas sobre as contas eleitorais, gastos em publicidades e destacou as vedações impostas aos vereadores. Outro tema abordado foi “Legislação para indução do empreendedorismo e Inovação nos municípios” com Tiago Fagonde de Moraes, Especialista em Gestão Estratégica e Inovação, que trouxe casos como o de Luzerna, que tem um dos maiores números de startups proporcionais por habitantes, no Estado. O público conferiu ainda palestra sobre o “Programa Nacional de Prevenção à Corrupção” com Waldemir Paulino Paschoiotto, Secretário de Controle Externo do TCU em SC e sobre o “Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei Orçamentária Anual – LOA” com Moisés Hoegenn – Diretor de Controle de Contas de Governo, que explicou o que cabe a cada poder e como funciona os fluxos.

Assessoria de Comunicação e Relacionamento
UVESC – Um novo tempo para todos.

Deixe um comentário