Uvesc projeta os próximos meses com mais crescimento e apoio aos vereadores em ano de eleições municipais

Sob a presidência interina do vereador Lucas Ramilo, de Faxinal dos Guedes, a Federação das Câmaras de Vereadores de Santa Catarina – Uvesc confirma para os próximos meses a realização de mais três eventos, além da primeira edição do Prêmio Boas Práticas.

Com a missão de comandar a Uvesc nós próximos meses, o vereador Lucas Ramilo explica que sua expectativa é continuar com o trabalho que vem sendo realizado e implementar o cronograma já estabelecido, no caminho de uma Federação mais forte e independente.

“A UVESC se tornou, por força dessa diretoria, um grande expoente na representação dos vereadores e vereadoras. Nos tornamos uma federação suprapartidária que luta em várias frentes para permitir o exercício parlamentar de excelência e dar condições materiais aos legisladores municipais para que possam extrair o máximo das prerrogativas e funções, melhorando a governança local dos municípios catarinenses”, conta ele.

Com o objetivo de contribuir com esse aperfeiçoamento dos legisladores estão confirmados para o próximo mês os seminários de Contadores e Controladores Internos de Câmaras de Vereadores e o primeiro para assessores jurídicos, ambos realizados nos dias 14 e 15 de maio, em Florianópolis.

Na sequência, já em julho, deve acontecer o Seminário Estadual de Legisladores e Servidores das Câmaras Municipais. Faltando menos de três meses para a eleição de outubro, o evento deve focar nos temas ligados ao pleito, como forma de orientar os legisladores e servidores.

“Os Vereadores estão num momento muito importante. Está na hora de retornar ao pleito e muitos buscarão a reeleição. De outro lado, junto com os compromissos eleitorais, eles têm uma agenda de aprovação de leis nas câmaras e a continuidade do exercício parlamentar, a UVESC estará junto nesse momento tão importante”, afirma o presidente.

Ele explica que pela primeira vez num pleito municipal os vereadores poderão propor consultas populares em seus municípios e que a Uvesc deverá estimular que essa iniciativa seja adotada. “Queremos que a Câmara tome esse papel de liderança no município, para propor e entender medidas locais e o pensamento dos eleitores”.

Outra novidade, o Prêmio Boas Práticas também está confirmado e com as inscrições abertas até o dia 31 de março. Em julho, durante o Seminário Estadual de Legisladores e Servidores das Câmaras Municipais cinco vereadores serão premiados por suas contribuições sociais nos seus municípios.

Sobre o protagonismo e o crescimento da Uvesc o presidente Lucas Ramilo conclui explicando que as câmaras seguem sendo convidadas a participarem do projeto e, segundo ele, cada vez mais novas instituições devem se filiar a Federação. “Continuaremos as agendas de filiação, assim como vínhamos fazendo até então, para oferecer os benefícios que a UVESC tem e buscar a totalidade dos vereadores catarinenses.”.

Fechando o planejamento anual da Federação, em novembro será realizado ainda o Congresso Nacional de Vereadores e Servidores de Câmaras Municipais.

Deixe um comentário