O Fórum da Mulher Parlamentar junto à UVESC

O Fórum da Mulher Vereadora de Santa Catarina, não tem personalidade jurídica. Ele foi criado como sendo um espaço de discussão, estando vinculado à UVESC, portanto, o local do funcionamento é junto a UVESC.

Este fórum tem por objetivo geral orientar, promover e articular as ações da Mulher Vereadora das Câmaras Municipais na área de abrangência da UVESC.
Podem ser citados como objetivos específicos e finalidades:

I – Criação de Fóruns Regionais em cada Associação de Vereadores filiados a UVESC.

II – Garantir o cumprimento da legislação que garante o percentual do Fundo Partidário atinente a capacitação da mulher na política bem como garantir a efetivação das cotas na política.

III – Congregar dentro da UVESC, as Mulheres Parlamentares de todo o Estado.

IV – Representar as Parlamentares Municipais em todas as instâncias, Congressos, Encontros e Eventos para os quais forem convidadas.

V – Promover reuniões da sua Diretoria regularmente.

VI – Fomentar através de Encontros e palestras em todo o Estado, a participação das mulheres na vida política do Estado.

VII – Incentivar o associativismo em torno da UVESC das mulheres parlamentares.

VIII – Promover Encontros das Mulheres Parlamentares pelo menos  três (03) vezes ao ano, em datas distintas dos Eventos da UVESC, mas preferencialmente nas mesmas datas em que a direção da UVESC se reúne.

IX – Receber e encaminhar à Diretoria da UVESC, pleitos que surgirem no seio deste Fórum.

X – Manter os documentos e atas pertinentes à vida administrativa do Fórum.

XI – Desenvolver estudos e debates sobre legislações atinentes a questão de gênero e políticas públicas voltada para mulheres.

XII – Buscar através de ações concretas o reconhecimento por parte da sociedade, sobre a importância do envolvimento da mulher na política.

XIII – Valorizar a Vereadora e o Poder Legislativo Municipal em cada município.

XIV – Fomentar ações para que as mulheres assumam espaços de poder e decisão, especialmente nas Mesas Diretoras e Comissões Parlamentares.

XV – Articular atividades em cada Câmara de Vereadores ou Associações Regionais para o Dia da Mulher sob uma visão política.

A 1ª eleição direta por chapa ocorrereu na eleição da própria UVESC, em dezembro de 2012, e de lá pra cá todos os anos em que há eleição paraa Diretoria da UVESC, também há eleição para a do Fórum.

O prazo de duração do Fórum da Mulher Vereadora de Santa Catarina é por prazo indeterminado.

Abaixo, a relação da atual diretoria, empossada o último Encontro do Fórum, realizado em Florianópolis (SC), entre os dias 07-10 de dezembro de 2021.

NomeFunçãoCâmara
Isabel Cristina Hilgert CochConselheira PresidenteCâmara de vereadores de Ipira
Janete Maria RiesConselheira vice-Presidente, Câmara de vereadores de Bandeirante.
Lenir Molossi ComimConselheira 1ª SecretáriaCâmara de vereadores de Concórdia.
Liane Gessi Laux DorzBacherConselheira 2ª SecretáriaCâmara de vereadores de Arabutã.
Kauana VailonAssessora Jurídica