O Fórum da Mulher Parlamentar junto à UVESC

A União Vereadores do Estado de Santa Catarina (UVESC) conta com o Fórum da Mulher Vereadora, um espaço de discussão criado para orientar, promover e articular as ações das mulheres vereadoras das câmaras municipais em toda a área de abrangência da UVESC.

O fórum, que não possui personalidade jurídica, tem como objetivos específicos e finalidades a criação de fóruns regionais em cada associação de vereadores filiados à UVESC, a garantia do cumprimento da legislação que garante o percentual do fundo partidário destinado à capacitação da mulher na política e a efetivação das cotas na política, além de congregar as mulheres parlamentares de todo o estado e representá-las em todas as instâncias, congressos, encontros e eventos para os quais forem convidadas.

Outros objetivos do Fórum incluem a promoção de reuniões regulares de sua diretoria, o fomento da participação das mulheres na vida política do estado por meio de encontros e palestras, o incentivo ao associativismo em torno da UVESC das mulheres parlamentares e a realização de encontros pelo menos três vezes ao ano.

O Fórum também tem como finalidade receber e encaminhar à diretoria da UVESC pleitos que surgirem em seu seio, manter os documentos e atas pertinentes à vida administrativa do Fórum e desenvolver estudos e debates sobre legislações atinentes à questão de gênero e políticas públicas voltadas para mulheres.

Além disso, o Fórum busca valorizar a vereadora e o poder legislativo municipal em cada município, fomentar ações para que as mulheres assumam espaços de poder e decisão, especialmente nas mesas diretoras e comissões parlamentares, e articular atividades em cada câmara de vereadores ou associações regionais para o Dia da Mulher sob uma visão política.

A primeira eleição direta por chapa ocorreu na eleição da própria UVESC, em dezembro de 2012, e desde então, todas as eleições para a diretoria da UVESC incluem também a eleição para a diretoria do Fórum da Mulher Vereadora. O prazo de duração do Fórum é indeterminado.

Nova composição já foi formada:

No último dia 16 de março ficou definido que o Fórum da Mulher Parlamentar atuará no biênio 23-24, a partir de maio, e terá a seguinte composição:

Isaura Cândida Provin (Coronel Freitas) como Presidente;
Luciane chagas Bittencourt Pereira (Navegantes) como Vice-Presidente;
Luana Basso (Águas Frias) 1ª secretária; e
Ana Genizini Trevisol (Palmitos) 2ª secretária

Abaixo, a relação da atual diretoria, empossada o último Encontro do Fórum, realizado em Florianópolis (SC), entre os dia 09 de dezembro de 2021.

NomeFunçãoCâmara
Isabel Cristina Hilgert CochConselheira PresidenteCâmara de vereadores de Ipira
Janete Maria RiesConselheira vice-Presidente, Câmara de vereadores de Bandeirante.
Lenir Molossi ComimConselheira 1ª SecretáriaCâmara de vereadores de Concórdia.
Liane Gessi Laux DorzBacherConselheira 2ª SecretáriaCâmara de vereadores de Arabutã.
Kauana VailonAssessora Jurídica