Objetivos Institucionais

Os objetivos representam os “porquês” de nossa existência. Como podemos perceber, eles são diretos e realistas, e foram descritos a partir de uma análise correlacionada entre as necessidades existentes, as oportunidades, ameaças, potencialidades, bem como as nossas próprias deficiências.


  • A União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC) tem como objetivo promover de maneira efetiva a manutenção do Regime Representativo e do Sistema Federativo. Além disso, busca desenvolver o espírito associativo entre os vereadores de Santa Catarina, colaborar para o equacionamento dos problemas sócio-político-econômicos dos municípios catarinenses, difundir e incentivar o espírito municipalista, defender o sistema democrático representativo, sem prejuízo do apoio a outras formas alternativas de participação do povo no exercício, controle e fiscalização da gestão pública, e defender a democracia como regime político e o pleno exercício das liberdades públicas, tendo como base os preceitos constantes na declaração universal dos direitos humanos.

 

  • A UVESC também se solidariza e participa com e de todas as lutas democráticas dos municípios, estados e país e defende o direito dos povos à autodeterminação. Além disso, propicia o intercâmbio de experiências técnico-legislativas através de encontros e boletins periódicos, promove congressos, cursos, seminários, encontros e outras atividades afins, a nível estadual e regional, para estudo de moções, teses, projetos de leis, leis, eventos da esfera político-administrativa, social e econômica, bem como o aperfeiçoamento e treinamento dos associados, buscando a aplicação dos princípios fundamentais, dos direitos e garantias individuais e coletivas previstos na carta magna.

 

  • Além disso, a entidade proporciona ao vereador do interior do Estado um escritório para contato na capital, facilitando o encaminhamento de reivindicações às autoridades estaduais e federais, representa os vereadores de Santa Catarina quando de suas reivindicações e interesses comuns, propicia assistência técnico-jurídica aos vereadores e câmaras municipais, visando o aprimoramento das atividades legislativas, assessorando e cooperando com os legislativos e executivos na adoção de medidas, visando a industrialização da região e o consequente aproveitamento do potencial de recursos naturais e humanos, com ênfase em projetos na área da educação e da saúde, em conformidade com os interesses comunitários e a efetivação de medidas de cunho social. Além disso, representa ativa e passivamente, sempre que necessário, os interesses de seus associados perante qualquer juízo ou tribunal.